Arquivo do blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 16,15-18)(25/01/22)

Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa da conversão de São Paulo, o Apóstolo das gentes; antes de ser chamado pelo Senhor Jesus, Saulo era Fariseu e grande perseguidor dos primeiros discípulos, inclusive testemunhou o martírio de Santo Estêvão que foi apedrejado em praça pública por seguir o Senhor, porém, aprouve a Deus chama-lo para que conhecesse a sua vontade e também seguisse fielmente o Seu Filho amado e o anunciasse à todas as nações.

De fato, meditando nos acontecimentos narrados na primeira leitura, percebemos que há um intercâmbio sensível entre a invisibilidade divina e a nossa visibilidade, ou seja, o invisível de Deus se faz presente no visível humano, pois, para Deus tudo é possível, de forma que não se possa duvidar que é Ele mesmo que está agindo diretamente para nos comunicar a Salvação de que tanto precisamos. 

De certo, tudo isso se deu primeiramente na vida de Paulo e depois por meio do seu ministério, que na verdade, é uma expressão da presença real do Senhor Jesus, conduzindo-o pela ação do Espírito Santo em toda a sua trajetória até a consumação da sua missão por meio do martírio sofrido por amor ao Filho de Deus. 

De fato, como vimos Paulo não se contenta somente com o anúncio do Evangelho do Senhor, mas entrega totalmente a sua vida para que Cristo seja conhecido e amado até os confins do mundo, e mesmo sofrendo todo tipo de perseguição jamais deixou de anuncia-lo e continua anunciando até hoje, por meio dos seus escritos que são proclamados na celebração da Santa Missa, ou lidos e estudados nas universidades, e também em nossa meditação pessoal.

Portanto, caríssimos, a conversão de São Paulo é o testemunho eloquente pelo qual percebemos que o Senhor Jesus continua presente agindo no meio de nós, no seio da Sua Santa Igreja, que o comunica à toda humanidade pela proclamação da Sua Palavra; pela administração dos Sacramentos, especialmente, a Santa Eucaristia, que é por excelência, a Sua Presença real em nós, que por seu infinito nos torna seus sacrários vivos.

Destarte, peçamos ao Senhor Jesus a mesma graça que deu a São Paulo, isto é, sermos verdadeiros convertidos entregues ao serviço do anúncio do Evangelho, para torna-lo conhecido e amado até os confins deste mundo, pela graça do Espírito Santo, que age no seio da Santa Igreja por meio daqueles que Deus chamou para realizar a sua vontade como fez com São Paulo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox