Arquivo do blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

MILAGRES ORDINÁRIOS E EXTRAORDINÁRIOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,45-52)(05/01/22)

Caríssimos, nós estamos acostumados com a nossa naturalidade e quando acontece alguma coisa fora dos limites do que podemos, logo dizemos que algo extraordinário aconteceu, e a isso chamamos milagre, ou seja, uma intervenção divina no nosso ordinário que muda totalmente para melhor a situação ou o que estamos vivendo. Ora, e na linguagem da fé, dizemos que ocorreu uma teofania, ou seja, uma ação direita de Deus.

No entanto, não podemos esquecer os milagres que diariamente fazemos, e neste sentido milagre é o bem que realizamos a todos que precisam e que os encontramos no nosso dia a dia. Por que dizemos que o bem é um milagre? Porque vivemos num mundo em que a maioria busca levar vantagem em tudo e por isso vê os outros como concorrentes que precisam ser eliminados para se atingir o objetivo desejado.

De certo, esta liturgia de hoje nos mostra o inverso deste mundo dividido, ela vem nos ensinar que somos irmãos e irmãs e que Deus é nosso Pai, por isso, precisamos nos amar porque somente assim experimentamos a Sua Presença conosco, bem como nos ensina são João na primeira leitura: "Caríssimos: se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado em nós."

No Evangelho de hoje vimos que depois do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, o Senhor Jesus despediu as multidões e enviou os discípulos à sua frente mar a dentro, depois subiu a montanha para rezar. Pelas três horas da manhã retornou e percebeu que o vento forte fez o barco singrar para o alto mar, ao que foi ao encontro dos discípulos andando sobre as águas. 

De fato, foi um feito extraordinário a ponto dos discípulos ficarem espantados pensando que fosse um fantasma. "Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo! Então subiu com eles na barca, e o vento cessou." Ora, qual a lição que tiramos desse acontecimento? A Igreja é o barco da nossa salvação singrando no mar revolto deste mundo, precisamos estar atentos à presença do Senhor para não afundarmos quando atacados pelos ventos impetuosos das tribulações que nos chegam.

Destarte, ainda meditando com esse Evangelho de hoje, vemos o exemplo de oração do Senhor Jesus, nos ensinando que tudo é possível ao que crê, pois, foi para isso que Ele nos deu o dom da fé, que nos faz capazes até mesmo de andar sobre as águas se isso for necessário para a nossa salvação.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox