Arquivo do blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR...


 Solenidade da Epifania do Senhor (Mt 2,1-12)(02/01/22)

Caríssimos, a experiência da fé é vivida a partir das evidências que o Senhor Jesus nos dá da sua presença e das suas ações em nosso favor, por isso, é a convivência com Ele que ilumina as nossas ações sempre em vista da salvação de todos. O salmo desta liturgia traça um pequeno perfil do Senhor e do seu reinado, porém, com uma importante observação, Ele não é um Rei que se impõe pela força, mas sim por nos conceder usufruir da sua divina misericórdia.

Bem como nos ensina o salmo responsorial: "Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará." Ou seja, as ações do Senhor acontecem sempre em vista da nossa salvação ao buscarmos Nele as graças necessárias para nos mantermos fiéis até o fim no seu seguimento, permitindo que Ele reine em nossa vida.

Com efeito, é isso o que nos ensina são Paulo na segunda leitura: Irmãos, "Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho." (Ef 3,2-3a.5-6).

De certo, no Evangelho de hoje são Lucas narra a visita dos sábios do oriente que lendo os sinais dados por Deus vieram adorar o menino Jesus como também trazer-lhe presentes proféticos, conforme o havia profetizado Isaías, e que aqui vemos seu cumprimento: "Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra."

Mas, atenção para a atitude nefasta do rei Herodes, pois, maleficamente tramava a morte do Filho de Deus. Esse fato nos mostra que toda autoridade que não obedece os planos de Deus para nossa salvação, age sempre perversamente tentado atrapalhar a obra da redenção. Todavia, a vontade de Deus jamais deixará de acontecer na íntegra por mais que os homens pequem deixado de cumprir os seus santos mandamentos.

Portanto, caríssimos, das duas uma, ou os homens se convertem e voltam para Deus totalmente, ou perderão o que há de mais precioso que Dele receberam, a vida eterna em Cristo. Destarte, que aprendamos com os sábios que vieram adorar o Senhor Jesus, a jamais seguir as sugestões dos Herodes deste nosso tempo, pois, eles carregam em si o veneno mortal do inferno que os detêm prisioneiros servindo ao inimigo de nossas almas.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox