Arquivo do blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

QUEM FAZ A VONTADE DE DEUS NÃO SE DEIXA ENGANAR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 4,12-17.23-25)(03/01/22)

Amados irmãos e irmãs, a liturgia de hoje trata do discernimento que precisamos para não nos deixar enganar pela multiplicidade de doutrinas estranhas que aflora neste mundo, como nos ensina são João: "Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo."

De certo, perguntemos, onde está a astúcia contra essa passagem da primeira Carta de São João? Se encontra naqueles que professam o nome de Jesus, mas negam a Sua Santa Igreja, negam a autoridade do Santo Padre, negam Maria Santíssima a ponto de despreza-la; negam a intercessão dos santos e santas; negam os Sacramentos; e outros ainda apresentam um falso evangelho em que professam a reencarnação; ora, tudo isso só traz confusão e divisão que são artimanhas próprias do anticristo.

No Evangelho de hoje, após saber da prisão de João Batista, o Senhor Jesus foi habitar em Carfarnaum cumprindo a profecia de Isaías, e começou a sua missão como conta o relato: "Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo." 

Portanto, caríssimos, escutemos são Paulo nos alertando contra aqueles que usam o nome de Jesus para difundirem doutrinas estranhas: "Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente. 

De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!"

Destarte, escutemos mais uma vez são João: "Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai. Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai. Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Era isto o que eu vos tinha a escrever a respeito dos que vos seduzem." (1Jo 2,23-26).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox