Arquivo do blog

domingo, 30 de janeiro de 2022

HOMILIA DO 4°DOM DO TEMPO COMUM...


 Homilia do 4°Dom Tempo Comum (Lc 4,21-30)(30/01/22)

Caríssimos, Deus tudo criou por amor e nos deu o mandamento de ama-lo sobre todas as coisas e amar-nos uns aos outros como a nós mesmos, pois, somente assim seremos felizes; de fato, não existe outra via que nos conduza à felicidade, daí vemos porque tanta maldade e infelicidade na face da terra. Os homens, devido a tantos pecados cometidos contra Deus, contra o próximo e contra si mesmos, perderam o dom de amar e já não se entendem mais.

Com efeito, o Evangelho de hoje, conta um episódio que muito nos chama a atenção, os habitantes de Nazaré que estavam na Sinagoga e escutaram o ensinamento do Senhor Jesus, a princípio o acolheram com certa cordialidade, como relata são Lucas: "Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca." 

Todavia, ao caíram na tentação do preconceito: “Não é este o filho de José?” Logo, se enfureceram ao ouvirem o Senhor dizer: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria." Ora, e cheios de cólera o expulsaram da Sinagoga e ainda queriam precipita-lo num abismo. 

De fato, não basta encontrar o Senhor Jesus e admira-lo, é preciso ama-lo e segui-lo fielmente renunciando a si mesmo, aos preconceitos, ao falsos juízos e ao ódio advindo dessas atitudes hediondas, pois, a fé no Senhor requer obediência total ao seu ensinamento e o amor incondicional sem o qual tudo perde o sentido de ser, como vimos na segunda leitura.

Portanto, caríssimos, sigamos fielmente esta exortação de São Paulo: "A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. A caridade não acabará nunca."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox