Arquivo do blog

sexta-feira, 10 de junho de 2022

MARIDOS AMAI VOSSAS ESPOSAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,27-32)(10/06/22).

Amados irmãos e amadas irmãs, todos nós que recebemos o batismo fomos libertados do pecado original, por isso, ele não tem mais poder sobre nós, e por esse Sacramento, voltamos ao estado de graça perdido no paraíso pelos nossos primeiros pais; todavia, sofremos tentações que são ações do maligno querendo apossar-se do nosso livre arbítrio caso caíamos nas suas ciladas.

Com efeito, o batismo é o nosso encontro com Deus, pois nele recebemos o Espírito Santo que nos proporciona a graça de sermos morada da Santíssima Trindade, por isso, é fundamental a prática da fé para nos manter nesse estado de graça e assim darmos os frutos da salvação realizada pelo sacrifício de Cristo que morreu e ressuscitou para nos dar a vida eterna.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina como evitar o pecado do adultério. Diz Ele: "Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno." (Mt 5, 27-29). 

Ou seja, trata-se da tentação do desejo de possuir as pessoas como se elas fossem meros objetos sexuais; de fato, esse pecado tem gerado muitas tragédias e mortes, como no episódio do rei Davi que ao cair no adultério fez morrer o marido traído. Por isso, é importante não deixar entrar em nossas almas o espírito de luxúria e perversão, pois ele não pode entrar sem a nossa permissão. 

São Paulo discorrendo sobre o pecado da impureza escreveu: "Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus; e que ninguém, nesta matéria, oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes vo-lo temos dito e asseverado. Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade." (1Tes 4,3-7).

Portanto, caríssimos, escutemos ainda são Paulo a respeito do Sacramento do Matrimônio: "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. (Ef 5,25-28).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox