Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de junho de 2022

PALAVRAS NÃO SÃO SÓ PALAVRAS, ELAS REVELAM QUEM SOMOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,1-5)(20/06/22)

Caríssimos, na nossa condição de pecadores redimidos pelo Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, mas ainda a caminho do céu, não somos isentos das tentações, pelo contrário, somos tentados exatamente porque fomos redimidos. 

Todavia, como nos ensina são Paulo: "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela." (1Cor 10,13).

Por isso, nos perguntemos, quais são esses meios potentíssimos que Deus dispõe a nosso favor para não cairmos em tentação? São os frutos do Espírito Santo presente em nossas almas, como ainda nos ensina são Paulo: "caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra essas virtudes não existe lei." (Gl 5,22-23).

Porém, para po-los em prática precisamos dar tempo a Deus, porque tempo é vida; quem dá tempo a Deus e ao que diz respeito ao seu Reino recebe Dele todas as graças e bênçãos e a vida eterna como recompensa; mas quem tira o tempo de Deus para dar à outras coisas que não são Dele, ainda que pense que não lhe está ofendendo se engana, porque além de perder tempo perde também as suas graças e bênçãos e a recompensa da vida eterna.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos alerta sobre um dos pecados mais cometidos na face da terra, trata-se do mau juízo que se faz do próximo. Diz o Senhor: “Não julgueis, e não sereis julgados. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. (Mt 7,1-5).

Portanto, caríssimos, o ato de julgar indevidamente é porta de entrada para o demônio da fofoca, da mentira, do falso testemunho, do disse me disse, da difamação e de tantos outros pecados advindos da maledicência e do falso juízo.

Por isso, tenhamos em canta estas palavras do Senhor Jesus para evitarmos os pecados da língua: "Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado." (Mt 12,36-37).

Destarte, nunca fale sem pensar nas consequências eternas das suas palavras; que elas sejam, então, palavras de salvação para todos que as ouvem.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox