Arquivo do blog

sábado, 4 de junho de 2022

TU ME AMAS?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 21,15-19)(03/06/22)

Caríssimos, quem dera que amassémos o Senhor Jesus como Ele nos ama, certamente experimetaríamos a sua presença amoroso em todo o percurso da nossa existência até o dia eterno, e de modo algum nos afastaríamos Dele pelo pecado, ou seja, jamais cederíamos às tentações, porque sabemos que elas nada mais são do que a vontade do maligno posta em prática.

De fato, no mundo ouvimos que muitos falam de amor e até chamam a prática pecaminosa de amor, e no entanto, este mundo está desmoronando por falta do verdadeiro amor, que consiste na obediência aos santos mandamentos da Lei de Deus, como nos ensina são João: "Eis o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1Jo 5,3-4).

Por isso, nos exorta: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. 

O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (1Jo 2,15-17). Ou seja, quem ama a Deus entende perfeitamente essa Palavra e a põe em prática; quem não o ama sente repulsa ao ouvi-la.

Portanto, caríssimos, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus pergunta a Simão Pedro por três vezes se ele o ama mais que os outros discípulos, e Pedro a cada pergunta responde que sim, talvez não com tanta convicção porque se sentia culpado por ter-lo negado três vezes; no entanto, à cada resposta dada, o Senhor confirma a sua missão e por Sua divina misericórdia apaga sua culpa e cura a tristeza do seu coração.

Desse modo, o Senhor Jesus nos ensina que sente compaixão de nós cada vez que o negamos com os nossos pecados, pois, com isso deixamos de ama-lo pela nossa obediência e fidelidade; para amar a prática pecaminosa que nos leva à escravidão e a morte. 

Conclusão: o Senhor Jesus nos ama sem limites, por isso mesmo nos pergunta pessoalmente citando o nosso nome, como o fez com Simão Pedro: ... "Tu me amas mais do que a estes?" Se a nossa resposta for sim, é sinal de que nos arrependemos dos nossos pecados e nos deixamos conduzir por Ele.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox