Arquivo do blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

CORAGEM FILHO OS TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,1-8)(30/06/22)

Caríssimos, nos bastidores da vida, isto é, naquilo que se oculta aos olhos dos homens, e também na prática existencial a única coisa que permanece é a graça que Deus que nos dá por seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, tudo o mais cai por terra se não corresponde ao seu amor por nós. 

Daí percebemos que existe uma guerra declarada entre a fé verdadeira que é acompanhada pela humildade e por isso, acolhe a vontade de Deus, e a falsa fé revestida da incredulidade que afasta os homens de Deus levando-os à indiferença, ao egoísmo, hedonismo e outros males nocivos à alma.

E no Evangelho de hoje vemos isso claramente: homens de fé se aproximam do Senhor Jesus carregando um paralítico, o Senhor o perdoa e cura de imediato. Por outro lado, é acusado de blasfemo pelos mestres da Lei por ter dito ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” (Mt 9,2c).

Comentando esse Evangelho escreveu são Cirilo de Alexandria: "Quando Cristo disse: «Os teus pecados estão perdoados», deixou campo livre à incredulidade da assistência, pois o perdão dos pecados não se vê com os olhos da carne. Quando o paralítico se levanta e anda, manifesta com evidência que Cristo possui o poder de Deus.

Quem possui este poder? Só Ele ou também nós? Nós também, com Ele. Ele perdoa os pecados porque é o homem-Deus, o Senhor da Lei. E nós recebemos dele esta graça admirável e maravilhosa, porque Ele quis dar ao homem este poder.

Com efeito, Ele disse aos seus apóstolos: «Em verdade vos digo: tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu» (Mt 18,18). E ainda: «Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados» (Jo 20,23).

Portanto, caríssimos, quando nós perdoamos é Deus quem perdoa por meio de nós e apaga os pecados perdoados, desse modo, nos livra das ofensas e dos ofensores, dando-nos a paz e a alegria de viver, pois, uma alma reconciliada com Deus e com os homens é uma alma conduzida pelo Espírito Santo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox