Arquivo do blog

sábado, 23 de agosto de 2008

Servir em vez de Dominar


Deu no CCFMC-Boletín Novembro de 2004:

O mundo está dividido – em pobres e ricos, em potentes e impotentes. E a cisão existe hoje não só entre o Norte e o Sul do mundo, mas divide todas as sociedades. Também no Sul há ricos e no Norte há, em medida crescente, marginalização e empobrecimento. Regalias sociais são minadas num mundo econômico homogeneizado. Os compromissos entre as classes até agora vigentes no Norte – a chamada economia social de mercado – são amolecidos e sacrificados às leis globais do mercado. É uma cultura da dominação à qual Jesus de Nazaré opõe uma cultura do servir.

“Servir” não significa, no entanto, uma submissão servil, mas sim uma solidariedade com os necessitados e fracos conforme o exemplo do samaritano misericordioso. Do ponto de vista dos pobres os quais carecem de habitação e de alimentação, a anunciação de Isaías “Construirão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas e comerão os seus frutos” é mais do que uma mera esperança duma vida futura no outro mundo. É a mensagem do fim da morte diária, prematura; é a boa-nova de que se está negando o domínio do pecado e lutando contra o mesmo pelo qual os pobres são privados do pão de cada dia da vida matando-os desta maneira.

Se a Igreja não existe por si, mas sim para tornar realidade a vontade de Deus neste mundo e se a vontade de Deus não abrange só a dimensão transcendental do Reino futuro de Deus, mas se isto se anuncia através de sinais concretos e historicamente palpáveis então se põe a questão de como os cristãos, as paróquias e, sobre tudo, nós, membros das Ordens, podemos e devemos visualizar estes sinais do Reino futuro hoje em dia, no nosso tempo de hegemonia neoliberal e de globalização econômica. Ou, pondo a questão de outra maneira: Como devemos anunciar hoje a Boa-Nova do Reino de Deus vindouro no qual reina a justiça e ninguém perde a sua vida prematuramente através de fome ou violência? Nas palavras de S. Francisco isto é muito simples: mais através de obras do que através de palavras, mais através de servidão do que através de dominação, mais através de testemunhos proféticos do que através de dedicação piedosa, mais através de coragem criativa do que através da mera obediência. Então a idéia do Reino de Deus também hoje terá uma oportunidade.

Andréas Müller OFM

Extraído de http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/cbcmf-news/nov04news.shtml?navid=94
acesso em 23 ago. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox