Arquivo do blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,13-17)(14/9/18).

Caríssimos, a vida neste mundo é só um sopro, todavia, quando a vivemos como vontade de Deus, ela é eterna porque Deus nos criou para a eternidade. Porém, para chegarmos a esse Seu desígnio, é preciso atravessar o deserto deste mundo carregando a nossa cruz de cada dia. O povo de Deus para chegar à terra prometida fez o trajeto do deserto, mas, não sozinho, pois o Senhor o conduziu.

Também em nossa travessia não estamos sozinhos, Jesus mesmo se fez o caminho por onde chegamos ao céu, à morada do Pai. Ora, mas, para nos dar à bonança da vida eterna e nos livrar do inferno, o Filho de Deus sofreu as piores humilhações, calúnias, torturas, psicológicas e físicas; enfim, sofreu a mais cruel das mortes, ser pendurado numa cruz "como escória da humanidade, homem das dores, diante do qual cobrimos o rosto."

Com efeito, só conhece o peso da cruz de Jesus quem o acompanha em seu sofrimento, à exemplo de São Paulo, que disse: "Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Col 1, 24). De fato, a cruz sempre foi vista como um instrumento de tortura e de morte, mas depois que o Filho de Deus nela morreu e ressuscitou, a cruz passou a ser o símbolo da nossa redenção; da vitória de Cristo sobre o pecado, a morte e o inferno.

Portanto, celebremos com toda a Igreja a Festa da Exaltação da Santa Cruz, pela qual o Senhor nos salvou, rezemos, então, com amor e piedade a oração inicial da Santa Missa de hoje: "Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox