Arquivo do blog

sábado, 6 de julho de 2019

OS DONS E O CHAMADO DE DEUS SÃO IRREVOGÁVEIS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,14-17)(06.07.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, a lei perfeita da liberdade nos ensina que a escolha divina teu seu fundamento na graça santificante do amor de Deus; mas, às vezes a intervenção humana usa desvios não lícitos para mudar a escolha divina, no que resulta sacrifício ao Senhor que respeitando o nosso livre arbítrio concerta os nossos equívocos para que não perdamos suas graças e bênçãos.
.
Na primeira leitura de hoje vimos a intervenção de Rebeca mudar o até então custume de transmissão da bênção paterna ao primogênito dos filhos. Mas, porquê isso aconteceu? Devido um fator fundamental, trata-se da não valorização da graça recebida por falta de piedade do escolhido, resultando nesse tipo de intervenção e na mudança interna do costume.
.
Todavia, chamo a atenção para a validade da graça, uma vez que Deus nunca muda os seus planos ainda que os homens tentem interferir neles. É exatamente como escreveu São Paulo: "Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis."(Rm 11,29). Aliás, também vemos esta assertiva no Livro de Provérbios: "O coração do homem dispõe o seu caminho, mas é o Senhor que dirige seus passos." (Pr 16,9).
.
Conclusão: No Evangelho de hoje Jesus é questionado pelos fariseus a respeito do jejum como se a essência da fé dependesse apenas dele; no que o Senhor retrucou mostrando a necessidade da mudança de mentalidade para que essa prática obtenha os resultados desejados. Portanto, quem jejua com a mente cheia de críticas contra os que não fazem o mesmo, perde as graças dessa prática por causa das críticas que carrega na alma.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox