Arquivo do blog

segunda-feira, 22 de julho de 2019

TARDE VOS AMEI, Ó BELEZA TÃO ANTIGA E TÃO NOVA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 20,1-2.11-18)(22.07.19)
.
Caríssimos, aqui estamos como num vale de lágrimas, e mesmo sem buscarmos algo contrário à vontade do Senhor, somos frequentemente atacados pelos ferozes inimigos da fé e de nossas almas. Todavia, o Senhor vem sempre em nosso auxílio para nos proteger e nos garantir que não estamos sozinhos. Certa feita, escreveu Santo Agostinho: "Inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti, ó Senhor." (Confissões - St° Agostinho).
.
Com efeito, essa liturgia de hoje nos revela a necessidade que temos de buscarmos o Senhor em meio às tribulações que sofremos neste mundo, como vimos nessa analogia da primeira leitura, onde a alma busca o amor do seu Senhor, como a esposa procura seu esposo, o amor de sua vida.
.
No Evangelho de hoje, Maria Madalena demonstra o seu amor pelo Senhor ao busca-lo em sua sepultura; todavia, é surpreendida, pois, não o encontra morto, mas sim, ressuscitado, como vimos nessa passagem: Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.
.
Conclusão: Rezemos, então, com Santo Agostinho: "Tarde vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, Tarde vos amei! Eis que habitáveis dentro de mim, e eu lá fora procurando-vos! Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes. Estáveis comigo, e eu não estava convosco! Retinha-me longe de Vós aquilo que não existia se não existisse em Vós.
.
Porém, chamastes-me com uma voz tão forte que rompestes a minha surdez! Brilhastes cintilante, e logo afugentastes a minha cegueira! Exalastes perfume: Respirei-o suspirando por Vós. Tocastes-me e ardi no desejo de Vossa paz! Só na grandeza de Vossa misericórdia coloco toda a minha esperança. Daí-me o que me ordenais, e ordenai-me o que quiserdes."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox