Arquivo do blog

domingo, 12 de julho de 2020

A PRÁTICA REALIZA A PALAVRA...


Homilia do XV Dom do tempo comum (Mt 13,1-23)(12/07/20)
.
Caríssimos a liturgia deste domingo é toda dedicada à Palavra de Deus; de fato, a Sua Palavra é a Sua Voz escrita pelo Espírito Santo que nos fala diretamente para que não tenhamos dúvidas (cf. 2Pd 1,20-21). Por isso, toda interpretação subjetivista da Palavra de Deus é falsa, porque é uma deturpação do que Deus fala.
.
No Evangelho de hoje Jesus conta a Parábola do Semeador que saiu a semear nos campos disponíveis as boas sementes geradoras de vida; todavia, muitas delas se perderam porque tais campos não estavam preparados para receberem a semeadura; esses campos são representados por aqueles que se tornaram presas fáceis do maligno; pelos os que não foram perseverantes nas perseguições, e pelos que as sufocaram com as vãs preocupações e os interesses deste mundo.
.
Com efeito, ao fazer tal analogia Jesus revela que Ele é o semeador, as sementes são a Palavra de Deus e os campos que as recebe são todos os seres humanos que vivem neste mundo. Como vimos, quatro são os campos disponíveis, porém, destes somente um acolhe as sementes devidamente e dão frutos cem, sessenta e trinta por um. Ou seja, O bom campo são aqueles que escutam a Palavra e logo à põem em prática sem alarde.
.
Portanto, caríssimos a conclusão que tiramos desta liturgia é a de que a Palavra de Deus é eficaz e sempre se realiza não obstante os obstáculos que se levantam contra ela, mas nada disso impede a sua total realização. Quanto à nós, de fato, somos Sua Palavra realizada à medida que somos o bom campo onde Ele a semea para darmos os frutos da vida eterna que ela gera.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox