Arquivo do blog

domingo, 19 de julho de 2020

AS PARÁBOLAS DE JESUS...


Homilia do XVI Dom. do tempo comum (Mt 13,24-43)(19/07/20)
.
Caríssimos, as parábolas contadas por Jesus, fazem parte da sua pedagogia divina, baseada em comparações do cotidiano, para transmitir seus ensinamentos a respeito da vivência da fé, da convivência fraterna e dos acontecimentos presentes e futuros. Todavia, é importante salientar que o Senhor não as explicava publicamente, mas sim aos discípulos à quem cabia a missão evangelizadora depois de sua ascensão aos céus.
.
No Evangelho de hoje Jesus conta três parábolas tiradas do cotidiano daquele povo com o intuito de instruir-lhe a respeito do Reino dos Céus. A parábola do trigo e do joio, da semente de mostrada e do fermento na massa.
.
A primeira parábola diz respeito a evangelização em vista do juízo final, ou seja, é uma parábola escatológica, onde a semente boa é a Palavra de Jesus; enquanto que as sementes de joio são as ideologias semeadas pelo maligno, que no juízo final serão extirpadas para sempre.
.
Na segunda parábola o Senhor ensina a respeito da Evangelização que começa pequenina como um grão de mostrada, mas misteriosamente cresce pela ação do Espírito Santo que lhe concede todas as graças necessárias para dar abrigo aqueles que se convertem e passam a fazer parte do Reino de Deus.
.
Por último, Ele conta a parábola da porção de fermento misturada à três medidas de massa; nesta parábola o Senhor certamente contou com a participação de Maria, vendo-a preparar o bolo que tantas vezes os alimentava. Ou seja, Jesus nos ensina a ver nos simples acontecimentos da vida a presença do Reino dos Céus para nele nos firmarmos e darmos frutos de vida eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox