Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de julho de 2020

A VIRTUDE DA HUMILDADE É O MODO DE SER DOS FILHOS E FILHAS DE DEUS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 11,25-27)(15/07/20)
.
Caríssimos, quem de nós não deseja viver no céu, na plenitude da glória de Deus? Essa é a sua grande promessa à todos os que fazem a Vontade do Senhor acolhendo humildemente os seus desígnios por meio da fé recebida no batismo e posta no Seu diletíssimo Filho, Jesus Cristo.
.
Na primeira leitura de hoje o Profeta Isaías revela a tragédia do povo eleito por ter disfeito a sua aliança com o Senhor, se entregado à práticas nefastas à ponto de dispertar a ira divina sobre si. Por outro lado, vemos os opressores daquele povo imersos no orgulho e na prepotência que os fez perder o senso de correção e de justiça, por isso, também eles pereceram.
.
Com efeito, esses dois contrastes paralelos que vimos na primeira leitura nos leva a refletir sobre o Evangelho deste dia, no qual Jesus nos ensina por sua oração o quanto precisamos da humildade para recebermos as suas graças e nos manter fiéis a aliança de amor que fizemos com Ele mediante o nosso batismo.
.
Vejamos, então, como o Senhor Jesus se dirige ao Pai Celeste nos revelando como Ele faz para conter os "sábios e entendidos" deste mundo, mostrando-lhes o quanto é falsa a pretensa sabedoria humana que se funda na incredulidade e na arrogância, tornando-se inútil em todos os sentidos da vida. Por isso, tal sabedoria nunca revela o amor de Deus nem seu poder salvador.
.
Portanto, caríssimos, felizes são aqueles que ouvem a Palavra do Senhor Jesus e a põe em prática se unindo à Ele até o fim, pois todos seremos julgados pelo que vivemos neste mundo de bom ou de ruim (cf. 2Cor 5,10).
.
Destarte, rezemos com o salmista esta bela oração do Salmo 14: "Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte santo habitará?’ É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua; que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; Jamais vacilará quem vive assim!"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox