Arquivo do blog

sábado, 13 de março de 2021

COMO FAZEMOS A NOSSA ORAÇÃO?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 18,9-14)(13/03/21)


Caríssimos, a vida é um dom de Deus, e sem Ele nada há que se aproveite da vida. Querer viver neste mundo sem a graça de Deus, é perder-se em meio aos pecados aqui cometidos, porque todo pecado é um não que se dá a Deus; e um sim que se dá ao maligno. Com efeito, Jesus veio a este mundo para nos libertar do pecado e voltarmos ao estado de graça, à perfeita comunhão com a vontade de Deus, para assim vivermos na Sua presença. 


A liturgia de hoje nos mostra que a oração é um real encontro com o Senhor; por esse motivo, perguntemos, como fazemos a nossa oração? Com qual intenção a fazemos? Respondendo à essas perguntas no Evangelho de hoje Jesus conta uma parábola em que dois homens se dirigem ao Templo pondo-se em oração diante de Deus.


O primeiro se dirige a Ele com uma oração legalista, ou seja, externamente impecável quanto ao cumprimento da Lei, porém, internamente plena de arrogância, do julgamento de valor, e repleta de justificativas hipócritas; enquanto o segundo, reconhecendo-se pecador, busca humildemente o perdão, pois, não se sente digno nem de erguer os olhos para Deus, por causa dos pecados que havia cometido.


Ora, a resposta que o Senhor Jesus nos dá, leva-nos à fazer um profundo enxame de consciência quanto ao nosso modo de se pôr diante de Deus, pois, nos ensina que o real sentido da oração é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, cujo resultado é a perfeita unidade, sinal da Sua presença no meio de nós.


Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor um coração manso e humilde como o coração do publicano, para obtermos o perdão que tanto desejamos e a reconciliação com Deus e entre nós, pondo em prática esta sua divina Palavra: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.


Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também." (Lc 6,36-38)


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox