Arquivo do blog

domingo, 7 de março de 2021

"NÃO FAÇAIS DA CASA DE MEU PAI, UMA CASA DE COMÉRCIO".

Homilia do 3°Dom da Quaresma (Jo 2,13-25)(07/03/21)


"Não façais da Casa de meu Pai, uma casa de comércio."


Caríssimos, essa é a Palavra do Senhor Jesus para nós que fomos feitos templos vivos do Espírito Santo mediante o batismo que recebemos. Por isso, Bem aventurados são os que a tomam para si e a põem em prática; pois, na casa de Deus só existe espaço para Deus, e para Seus filhos e filhas o amarem e permanecerem unidos a Ele aqui e por toda a eternidade.


"Não façais da Casa de meu Pai, uma casa de comércio."


De certo, perguntemos, será que estamos realmente vivendo como templos vivos de Deus ou nos deixamos ocupar por coisas ou pensamentos que não veem de Deus? Basta olharmos para nós mesmos e vermos a quem estamos cultuando em nossas almas com o nosso modo de ser.


Qualquer coisa ou pensamento que ocupe o primeiro lugar no templo vivo de Deus que nós somos, já o tornamos casa de comércio; e é por isso que muitos, mesmo se dizendo cristãos, negam essa verdade por aquilo que cultuam dentro de si, se deixando dominar por isso.


"Não façais da Casa de meu Pai, uma casa de comércio."


Ora, o que nos mantém unidos a Deus é a nossa obediência e nosso amor a Ele acima de todas as coisas, por isso lhe damos tudo o que somos e o que temos, todo o nosso tempo, toda a nossa prática de vida. Fora disso, cultuamos à nós mesmos ou os ídolos que criamos, deixando que ocupem o espaço sagrado, o templo vivo que era pra ser somente de Deus.


"Não façais da Casa de meu Pai, uma casa de comércio."


Portanto, caríssimos, deixemos o Senhor Jesus ocupar todos os espaços das nossas almas, pois, o templo de Deus não pode ser profanado como se fosse uma casa de comércio ou um mercado qualquer.


Destarte, a exemplo de são Paulo, digamos: "Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gl 2,19-20).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox