Arquivo do blog

segunda-feira, 8 de março de 2021

CONVERSÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 4,24-30)(08/03/21)


Caríssimos, diante do Senhor Jesus, a nossa vida se torna totalmente transparente, em outras palavras, nada podemos esconder das nossas limitações, dos nossos pecados; e se por um ato deliberado não reconhecermos as nossas misérias, só nos resta expulsa-lo da nossa vida como o fizeram os seus conterrâneos na Sinagoga de Nazaré.


O fato é que diante do Senhor todas as nossas máscaras caem por terra, e isso nos envergonha, ao vermos o que realmente somos por nós mesmos, isto é, sem o auxílio da Sua Infinita Misericórdia. Por isso, precisamos reconhecer a nossa condição de pecadores, e assim lhe pedir um coração contrito e humilhado para sermos perdoados e amparados por Sua bondade e Infinita Misericórdia.


Com efeito, se faz necessário compreender que o Senhor ao revelar os nossos pecados tem sempre a intenção de nos perdoar e nos purificar, para fazermos com Ele um caminho penitencial que nos leve à santidade que tanto necessitamos para entrarmos no Seu Reino. De fato, era essa a Sua intenção na Sinagoga de Nazaré, mas não o compreenderam e por isso o expulsaram de suas vidas.


De certo, toda conversão nasce da "compunção do coração, isto é, de uma disposição da alma que faz com que esta permaneça num estado habitual de contrição", ou seja, de verdadeiro arrependimento, mantendo-se nessa atitude a fim de obter todas as graças que a faz permanecer na presença de Deus, à exemplo do filho pródigo que manteve-se nesse estado mesmo depois de ser perdoado pelo pai.


Portanto, caríssimos, quem cultiva o pecado em sua vida tende sempre a agir a partir do pecado cultivado; foi isso o que vimos na Sinagoga de Nazaré: "Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lança-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho."


De fato, não existe acolhida sensata, nem diálogo civilizado e sereno onde os egos estão inflados tomando os espaços do bom senso e do reconhecimento dos próprios pecados. Destarte, os que desse modo atentam contra a verdade se precipitam no abismo sem fundo da própria violência e mediocridade.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox