Arquivo do blog

domingo, 21 de março de 2021

HOMILIA DO 5 °DOM DA QUARESMA...


 Homilia do 5°Dom da Quaresma (Jo 12,20-33)(21/03/21)


Caríssimos, o drama humano tem um nome e se chama pecado; de fato, ele é a causa de todos os males que vemos destruir não somente a vida humana, mas também toda beleza e toda a grandeza da criação. Ora, é impossível negar que os agentes causadores do pecado são todos os que, deixando de lado, as graças e as bênçãos que Deus nos deu por Seu Filho Jesus Cristo, se deixam levar pelas sugestões do maligno caindo no abismo que ora constatamos.


Sem dúvida alguma, a atual situação que estamos vivendo nos leva a refletir e a repudiar toda espécie de tentações e pecados, para buscarmos a verdadeira reconciliação com Deus, nosso Pai celestial. Qualquer pessoa de bom senso percebe o quanto é doloroso para Deus ver tantos dos seus filhos e filhas se perderem por não buscarem a sua misericórdia e o Seu amor.


Esta liturgia de hoje vem nos mostrar um fato que muito nos chama a atenção, é aquele em que os gregos procuram conhecer Jesus e para isso buscam nos Apóstolos Filipe e André seus interlocutores e intérpretes a intercessão necessária para encontrar o Senhor. No entanto, Jesus lhes apresenta um discurso escatológico, determinante para a nossa fé na ressurreição.


Diz o Senhor: "Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto." E acrescenta: "Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará."


Com efeito, certamente os gregos e os demais presentes alí talvez não entenderam o que Jesus lhes disse, no entanto, após a Sua paixão, morte e ressurreição ficou mais que evidente não somente para eles, mas para toda a humanidade. Em outras palavras, Jesus veio a este mundo para nos libertar do pecado, da morte e do inferno; e o seu sacrifício de cruz é a maior prova do amor de Deus por nós.


Portanto, caríssimos, cabe a nós aderirmos ao Senhor Jesus e permanecermos Nele para vencermos essa terrível tempestade que estamos atravessando. Para isso, sigamos esta exortação de são Paulo: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor." (Ef 5,1-2).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox