Arquivo do blog

domingo, 14 de março de 2021

HOMILIA DO 4°DOM DA QUARESMA...


 Homilia do 4°Dom da Quaresma (Jo 3,14-21)(14/03/21)


"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3,16)


Caríssimos, meditando esse versículo do Evangelho de são João, adentramos no grande mistério do amor de Deus por nós. De fato, é um amor incomparável, Deus ter-nos dado o Seu Filho amado, Jesus Cristo, para sermos salvos por Ele, com a única exigência de crermos Nele, isto é, de ama-lo e segui-lo fielmente portando com Ele a nossa cruz de cada dia.


De fato, a nossa condição de mortais em consequência do pecado, Jesus a carregou sobre si ao assumir a nossa natureza mortal para ingetar nela o germe da vida eterna, o dom do Espírito Santo, pelo qual Ele ressuscitou dos mortos. Em outras palavras, por nós mesmos jamais poderíamos vencer o pecado e a morte sem a ação salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo.


Com efeito, também vemos essa verdade no seguinte ensinamento de são Paulo: "De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte.


O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça, prescrita pela lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito." (Rm 8,1-4).


Portanto, caríssimos, como profetizou Isaías: "O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade;

todos se regozijam em tua presença." (Is 9,1-2). 


De certo, corroborando essas palavras do Profeta Isaías, escreveu são Paulo: "Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus."


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox