Arquivo do blog

quinta-feira, 4 de março de 2021

É AQUI QUE DEFINIMOS O NOSSO DEVIR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,19-31)(04/03/21)


Amados irmãos e amadas irmãs, todos nós somos obras das mãos de Deus, e de igual modo todos recebemos o dom da vida; todavia, como estamos administrando esse preciosíssimo dom? Na primeira leitura meditamos o seguinte: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor”. “Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor”; e a Ele se entrega totalmente.


De fato, quem se põe na vida como alguém que ignora Deus, buscando tão somente a satisfação do próprio ego, “como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada.” E os frutos malditos que dão, são como vírus contagiantes que matam aqueles que se deixam contagiar por eles.


Pelo contrário, quem busca refúgio e proteção no Senhor, “é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos” de ressurreição, de vida eterna.


Com efeito, no Evangelho de hoje Jesus conta a Parábola do pobre Lázaro e do rico pomposo; o rico, “que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.” Enquanto Lázaro, “cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.”


Conclusão: com essa parábola o Senhor Jesus confirma as sentenças do profeta Jeremias, cuja compreensão não poderia ser outra: o céu e o inferno existem, e por nosso modo de ser e estar no mundo, cabe a nós escolhermos para onde queremos ir, porque é aqui neste mundo que definimos o nosso devir.


Destarte, continuemos a nossa meditação com o Profeta Jeremias: “Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras”.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox