Arquivo do blog

segunda-feira, 22 de março de 2021

MULHER, NINGUÉM TE CONDENÓ?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

 (Jo 8,1-11)(22/03/21)


Caríssimos, vivemos em meio à finitude humana, todos nós em algum momento de nossa vida por alguma razão ou tentação cometemos faltas, ou seja, desvio de reta conduta, e desse modo, prejudicamos à nós mesmos e aos outros; por isso, precisamos de verdadeiro arrependimento com as devidas desculpas e as reparações dos danos causados, para voltarmos ao bom senso, à paz que perdemos por conta de tais atos.


Com efeito, esta liturgia de hoje é como um bálsamo para as almas que realmente cultivam o bem para o qual fomos criados; por outro lado, ela também nos mostra o mal que somos capazes de fazer quando não buscamos uma vida de justiça e santidade, isto é, quando não nos deixamos conduzir pelos santos mandamentos da Lei de Deus.


Na primeira leitura de hoje o Profeta Daniel foi enviado por Deus em defesa de uma das filhas do seu povo que estava prestes a ser lapidada em praça pública pelo falso juízo de dois magistrados perversos que a acusaram injustamente de atos jamais praticados. Ora, como a justiça divina se cumpre na íntegra, a contradição de tais juízes pervertidos os levou à própria condenação.


De fato, um dos piores pecados que se comete na face da terra é o falso juízo, e por incrível que pareça é o que mais constatamos neste mundo. Quem dera vermos a prática constante dos atos de misericórdia, de amor e de bondade, certamente se evitaria a condenação de inocentes; e por outro lado, ajudaria os perversos a reverem os seus atos maléficos e não tornar a pratica-los.


No Evangelho de hoje vemos que todo pecador carrega a culpa dos seus pecados gravada em sua alma e por isso frequentemente tenta projeta-la condenando os outros, porém, quando confrontados com a justiça divina, recuam de tais atos para dar lugar à misericórdia e à bondade do Senhor que sempre perdoa e nos ensina à não mais pecar, como vimos neste episódio da mulher adúltera.


"Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMCinv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox