Arquivo do blog

quarta-feira, 3 de março de 2021

QUEM QUISER SER O PRIMEIRO, SEJA O SERVO DE TODOS

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 20,17-28)(03/03/21)


Caríssimos, viver por viver sem nenhum objetivo de vida é o mesmo que estaguinar a própria existência e perder o sentido da vida. Mas, também existem aqueles cujo objetivo é tirar proveito de tudo, e para atingir tal intento manipulam, corrompem, traçam tramoias e pouco importa o bem dos outros, contanto que atinjam os fins que desejam, como vimos na primeira leitura.

.

Por outro lado, na contra mão de tudo isso, estão aqueles que dão a vida pelo bem de todos, como nos ensinou são Paulo: "Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. (Rm 12,16). De fato, no mundo de hoje poucos agem assim, na verdade são pérolas raras.


Com efeito, no tempo de Jesus não era diferente nem mesmo entre os Apóstolos, pois enquanto o Senhor lhes falava dos sofrimentos que haveria de padecer, eles litigavam pelos primeiros lugares no Reino dos céus. Todavia, não obstante esse conflito de interesses, chama-nos a atenção a resposta de Jesus: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 


Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

.

Portanto, caríssimos, seguir a Cristo a princípio não é um caminho de glória, mas sim de cruz, como Ele nos ensinou: "O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão." (Mt 10,24). E completando esse axioma, disse: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me! Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á." (Mt 16,24-25).

.

Pois, "Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras." (Mt 16,26-27).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox