Arquivo do blog

terça-feira, 5 de maio de 2009

Beato Benvindo de Recanati : 5 maio

Religioso da Primeira Ordem (1200-1289). Concedeu ofício e missa em sua honra o Papa Pio VI em 17 de setembro de 1796.

Benvindo nasceu em Recanati, nas Marcas, em 1200, da família Mareri. Foi religioso na Ordem dos Frades Menores no convento franciscano de sua cidade natal, alcançando a mais alta perfeição na fidelidade absoluta à Regra dada por São Francisco.

Transcorreu a sua vida em humildes trabalhos manuais, sem que jamais o distraíssem da sua constante união com Deus. Realizou o ofício de cozinheiro do convento. Desde o começo de sua vida religiosa aplicou-se com ardor à prática da humildade e da penitência. Na sua fidelidade inviolável ao franciscanismo encontrou o meio para chegar rapidamente ao ápice da perfeição.

A Eucaristia era objeto de sua adoração e de seu amor. A vida oculta de Jesus no tabernáculo era o livro onde o excelente religioso podia aprender o amor ardente a Deus e aos irmãos, o desapego das coisas do mundo, a fidelidade às obrigações de seu estado, o amor ao silêncio, à oração e à vida oculta.

Um dia, depois de haver acendido o fogo na cozinha, feitos os primeiros preparativos para a comida principal, Beato Benvindo se dirige à igreja para participar na santa Eucaristia. A contemplação do divino mistério o leva em êxtase; outras eucaristias são celebradas e ele permanece imóvel durante várias horas. Terminado o êxtase, se lembrou do almoço que devia preparar para seus co-irmãos, saiu rapidamente reprovando seu esquecimento. Grande alegria quando ao chegar encontrou tudo preparado. Deus havia querido assim recompensar a caridade de seu servo fiel. Outro dia, durante um êxtase, o Menino Jesus se colocou em seus braços. Estes carismas divinos inflamaram de ardor seráfico a alma do Beato. Suas conversações eram mais celestiais que terrenas. Aos 89 anos chegou finalmente a morte tão esperada por ele, a que haveria de libertar sua alma dos laços do corpo, permitindo contemplar eternamente a Deus Sumo Bem. Morreu no convento de Recanati no dia 09 de maio de 1289. Graças aos milagres do Beato Benvindo, seu culto se propagou em toda parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox