Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nossa Senhora das Sete Alegrias e a Coroa Franciscana

Nossa Senhora das Sete Alegrias, ou Nossa Senhora das Alegrias, ou ainda Nossa Senhora dos Prazeres são diferentes nomes que são atribuídos à devoção às sete alegrias de Maria, Mãe de Deus. São estas as alegrias:

1 A anunciação do anjo.
2 A saudação de Isabel.
3 O nascimento de Jesus.
4 A visita dos Reis Magos.
5 Encontrar Jesus menino no templo.
6 O encontro com Jesus ressuscitado.
7 A sua assunção e coroação no céu.
Esta devoção foi difundida principalmente por franciscanos, tanto que o "terço" em que se medita estes momentos de felicidade acabou sendo denominado de coroa franciscana. No Brasil esta devoção e prática orante chegou com Frei Pedro Palácios, um espanhol que veio para Espírito Santo, em outubro de 1558 e trouxe consigo um painel de Nossa Senhora das Alegrias.

A Coroa Franciscana

O historiador, Frei
Luke Wadding (1588-1657), marca como data de começo desta devoção o ano de 1422, no qual ingressou na Ordem um jovem muito piedoso, que sabia demonstrar sua devoção a Virgem Maria, oferecendo uma coroa com rosas frescas para colocar sobre uma estatua da Santíssima Virgem.

Quando ingressou na Ordem foi proibida esta devoção e por isso, quis deixar a Ordem, mas em uma visão da Virgem, esta lhe indica que não deixe a Ordem, nem se entristeça por não poder continuar com sua devoção, lhe pede que, em lugar da coroa de flores frescas, que murcham e às vezes não se conseguem, lhe ofereça uma Espiritual, sempre fresca e mais apreciada por ela: é realizada com flores criadas rezando e meditando as sete alegrias que ela viveu na terra.

O novicio começou esta devoção e, estando em oração, o Mestre de Noviços teve uma visão: a de um anjo que ia tecendo uma coroa de rosas, à medida que o noviço rezava, e depois de cada dezena de rosas, colocava um lírio dourado, ao terminar de rezar o noviço, o anjo colocou a coroa sobre a cabeça do noviço orante.

Estava tão maravilhado o Mestre de noviços que lhe perguntou sobre o significado da visão que havia tido, e ao ouvir a explicação, o contou a todos os irmãos, e logo se difundiu esta devoção a toda a Família Franciscana.

Como rezar a Coroa Franciscana

1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória e a meditação da alegria;
repete-se isto para cada uma das alegrias.

Ilustração: Cenas da Natividade de Maria, pintor anônimo século XVIII. Igreja N.S. dos Prazeres Monte dos Guararapes, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prazeresdosmtsguararapes.jpg acesso em 7 maio 2009.




2 comentários:

  1. Apesar de minhas raízes intimamente minoríticas, confesso que nunca rezei a coroa franciscana. Essa prática devocional deve ser disseminada.

    ResponderExcluir
  2. Paz e bem!

    Então somos dois!

    Na verdade,
    nem o terço eu rezo;
    prefiro a Invocação do Nome de Jesus,
    divulgada no livro
    Relatos de um peregrino russo.

    ResponderExcluir

Firefox