Reflexão para o mês da Bílblia
Setembro, mês da Bíblia, Outubro mês de nosso padroeiro São Francisco. Como essas duas celebrações podem contribuir para que façamos da Palavra de Deus, principalmente do Evangelho, a luz para as decisões e atitudes que devemos tomar nos desafios do nosso dia-a-dia no meio desse nosso mundo conturbado e difícil?

Segundo os biógrafos tudo começou quando Francisco teve um Encontro profundamente marcante com o Evangelho, na igrejinha da Porciúncula. Mais precisamente, o Encontro deu-se durante a Missa de São Matias e o Evangelho era aquele através do qual Jesus ordenava os Apóstolos ir pelo mundo sem nada de próprio, carregando sua cruz e saudando a todos, também os inimigos, com a Paz e o Bem.O Encontro fora tão co-movente que chegou a revolucionar toda a sua vida, levando-o a imitar Jesus Cristo, abandonando o mundo e consagrando-se inteiramente à pregação do Evangelho; a partir de então jamais cessou de beber desta fonte de água viva. Não que lesse muitas passagens, mas o que lia ou punha uma vez no espírito ficava indelevelmente gravado no coração (2Cel 102). Isso porque permanecia refletindo com afeto e em contínua devoção aquilo que ouvira ou lera (idem). A esse respeito lemos que certa vez, quando já estava quase cego e não podendo mais ler, o guardião quis destacar-lhe um frade que diariamente lhe fizesse a leitura de alguma passagem da Bíblia. Ouviu então, de Francisco, a seguinte resposta: "É bom ler os testemunhos das Escrituras, procurar nelas Deus nosso Senhor. Mas, eu ainda não terminei de meditar, recordar e conhecer suficientemente o Cristo pobre e crucificado" (Cf. 2Cel 105).
Em segundo lugar, Francisco não apenas não era surdo à Palavra de Deus, mas, também, jamais deixava para depois seu esforço para conformar-se com as luzes, as orientações e a vida que que dela recebia. Assim, por exemplo, na mencionada igrejinha, logo após ter ouvido o Evangelho e compreendido direitinho toda a explicação do sacerdote, entusiasmou-se imediatamente no espírito de Deus exclamando: "É isso que eu quero, isso que procuro, é isso que eu desejo fazer com todas as fibras do coração". E, transbordando de alegria, apressou-se o santo pai a concretizar o salutar conselho, e sem demora pôs devotamente em prática o que ouvira (LTC 8).
A todos, uma boa Lectio divina e Boas Festas de São Francisco!
[Autor: Frei Dorvalino Fassini, OFM]
Extraído de http://ofsporciuncula.blogspot.com/2010/08/francisco-e-o-evangelho.html acesso em 22 ago. 2010.
Ilustração: Aachen Gospels. Séc. IX. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Karolingischer_Buchmaler_um_820_001.jpg acesso em 21 ago. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário