Arquivo do blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O CHAMADO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 1,14-20)(13/01/20)
.
Caríssimos, hoje a Igreja dá início ao Tempo Comum, em preparação à Quaresma e a Páscoa do Senhor; e na liturgia desse dia vemos como Jesus chamou os primeiros discípulos, introduzindo-os na Sua Escola de Santidade para que seguindo os seus passos se deixassem conduzir pelo Espírito Santo até atingirem a maturidade da fé no Seu seguimento.
.
A respeito do chamado que Deus faz, o Profeta Isaías nos mostra que pelo fato do Senhor conhecer plenamente as suas criaturas as chama pessoalmente, diz o Profeta: "Levantai os olhos para o céu e olhai. Quem criou todos esses astros? Aquele que faz marchar o exército completo, e a todos chama pelo nome, o qual é tão rico de força e dotado de poder, que ninguém falta ao seu chamado." E são Paulo completa: "Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis."
.
Com efeito, o Evangelho de hoje nos mostra como Deus faz acontecer o Seu chamado, ou seja, na realidade de cada um dos seus filhos, lhes revelando o novo que os faz mudar dos planos pessoais para o Seu Plano de Amor e Salvação, onde pela obediência e fidelidade seguem o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
.
Caríssimos, ninguém que segue Jesus o faz sem conhecer os seus planos. "E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. Ou seja, é tão preciso o chamado que por mais imperfeitos que sejamos é impossível não ouvi-lo.
.
Destarte, ouçamos o que disse Santo Antônio de Pádua sobre o chamado: Jesus dirige-se a nós e nos diz: «Vem comigo», porque Eu conheço o melhor caminho e serei eu a conduzir-te." Bem como lemos no Livro dos Provérbios: «Eu te instruo no caminho da sa­bedoria e te encaminho pelas sendas da justiça; ao caminhares, não serão inse­guros os teus passos; se correres, não tropeçarás» Portanto, «vem comigo».
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox