Arquivo do blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

O REINO DE DEUS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 4,26-34)(31/01/20).
.
Caríssimos, os exemplos bíblicos nos são dados para não caírmos na dinâmica do pecado que consiste em desligar-nos de Deus, levando-nos à escravidão espiritual e à perdição caso não haja arrependimento e conversão. A liturgia de hoje nos lembra o grande pecado do rei Davi, que deixando o estado de graça se envolveu numa trama perversa, levando muitos à morte e causando uma grande ruína à sua própria família.
.
Ora, em que consiste a dinâmica do pecado? Primeiro, por falta de vigilância na oração, somos mais facilmente tentados, especialmente nos sentidos; na primeira leitura, Davi se encantou com a beleza de uma mulher alheia, a cobiçou e a possuiu, e quando percebeu o mal que havia feito, tentou manipular a situação cometendo outros pecados graves, afastando-se da presença do Senhor.
.
Ora, qual a lição que tiramos desse episódio? Escutemos Jesus para obtermos a resposta: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mas, o que é, então, essa carne? São as tentações que chegam por meio dos maus pensamentos. Para combate-las, usemos as armas espirituais que Jesus nos ensinou, vigilância e oração.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos fala que o Reino de Deus cresce misteriosamente mesmo quando não percebemos como isso acontece. Certa feita, o Senhor disse: "O Reino de Deus está no meio de vós." (Lc 17,21). Ora, isto significa que todos os batisados são filhos e filhas de Deus, redimidos por Cristo, à caminho do céu. Porém, muitos não se dão conta dessa verdade; por isso, se distanciam da prática da fé, deixando de receber as graças que tanto precisam.
.
Caríssimos, para que nos dediquemos ao Reino de Deus por uma vida virtuosa, escutemos o Senhor: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox