Arquivo do blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

CUIDADO COM O ZELO DOENTIO...

 


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,42-46)(14/10/20)
.
Caríssimos, existem duas espécies de zelos pelos quais nos situamos na vida; o primeiro é carnal vindo da própria vontade com o qual se julga e se condena o próximo por não viver de acordo com os critérios desse zelo doentio. O segundo nasce da misericórdia e do amor com que Deus nos trata e nos dá a graça de tratar de igual modo os outros.
.
No Evangelho de hoje Jesus usa uma expressão para muitos dura de mais no trato com os fariseus: "Aí de vós..."; todavia, é uma expressão usada para lamentar a perda dos que enveredam pela via do "zelo amargo" no trato com o próximo lhes censurando e condenando por não seguirem seus critérios.
.
Com efeito, animados pelo zelo doentio, "os Fariseus perseguiam o Senhor, colocando-Lhe perguntas insidiosas, preparando-Lhe armadilhas e emboscadas, não tendo interesse em conhecer a verdade, mas apenas em apanhar Cristo em alguma falta. Vede como O pressionam, como O provocam a condenar a mulher adúltera: «Moisés ordenou-nos que lapidássemos esta mulher; e Tu, Mestre, que dizes?» (Jo 8,5).
.
Vede como Lhe censuram o fato de fazer curas no sábado (cf Lc 6,7); como criticam os discípulos por apanharem espigas no dia do repouso (cf Mt 12,2); como se escandalizam ao verem que o divino Mestre come com publicanos e pecadores (cf Mt 9,2): são tudo manifestações deste «zelo amargo», tantas vezes acompanhado de hipocrisia."(Beato Columba Marmion).
.
Portanto, caríssimos, longe de nós sermos coniventes com os pecados praticados neste mundo, pois não nos convém; entretanto, renovemos o desejo da salvação nossa e de todos, porém, sem jamais usar o "zelo amargo" que não leva em conta o amor e a misericórdia do Senhor, por se ater aos próprios critérios como se eles fossem a única regra de salvação a ser seguida.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox