Arquivo do blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

VIGILÂNCIA E PERSEVERANÇA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,39-48)(21/10/20)


Caríssimos, o Evangelho de hoje é a continuidade do de ontem, e nele Jesus repete o tema da vigilância, mas acrescenta um novo que é fundamental para nós que estamos à caminho da eternidade; trata-se da fidelidade à graça da salvação, à qual o Senhor se refere dizendo: "À quem muito foi dado, muito será exigido." Pois, foi para a liberdade que Cristo nos libertou (cf. Gl 5,1), e não para sermos escravos do pecado, por isso, a importância da vigilância para se guardar o depósito da fé (cf. 2Tm 1,14).

.

É certo que de nós mesmos não temos o poder para mudar as pessoas e os acontecimentos, pois, esse poder pertence somente a Deus; mas de acordo com essa liturgia a fé que recebemos no batismo comporta em si o poder de Deus capaz de transportar montanhas e transformar qualquer situação como o Senhor nos ensinou: "Tudo é possível ao que crê." (Mc 9,23b).

.

Discorrendo sobre esses dois temas, disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "No Evangelho de hoje, Jesus chama os seus discípulos a uma vigilância constante. Por quê? Para sentir a passagem de Deus pela própria vida, porque Deus passa continuamente pela vida. E indica as formas como viver bem esta vigilância: «Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas». 

.

Este é o caminho. Antes de mais nada, «estejam apertados os cintos», uma imagem que recorda a atitude do peregrino, pronto para se pôr a caminho. Não se trata de lançar raízes em residências confortáveis e tranquilizadoras, mas de nos abandonarmos a nós mesmos, de nos abrirmos com simplicidade e confiança à passagem de Deus nas nossas vidas, à vontade de Deus, que nos guia para a meta seguinte. 

.

O Senhor caminha sempre conosco e acompanha-nos muitas vezes com a mão, para nos guiar, para não nos enganarmos neste caminho difícil. Com efeito, quem confia em Deus sabe bem que a vida de fé não é algo estático, mas dinâmico! A vida de fé é um percurso contínuo, que leva a etapas sempre novas, indicadas pelo próprio Senhor dia após dia. Porque Ele é o Senhor das surpresas, o Senhor das novidades, mas das novidades verdadeiras." 

(Papa Francisco, Angelus, 11/08/19)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox