Arquivo do blog

terça-feira, 27 de outubro de 2020

O REINO DE DEUS É SEMELHANTE A UM GRÃO DE MOSTARDA...

 


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,18-21)(27/10/20)

.

Caríssimos, vivemos numa constante tensão na espectativa da Parusia, isto é, da segunda vinda de Cristo; e esta liturgial de hoje é toda voltada para o Advento do Reino de Deus, onde não mais existirá o pecado nem o mal e seus desabores; onde veremos Deus face a face como é a Sua Santa Vontade para todos os redimidos (cf. Ap 22,1-7; 1Jo 3,1-3).

.

No Evangelho deste dia Jesus nos mostra a que se assemelha o Reino de Deus: “É semelhante ao grão de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. Depois, o assemelha "ao fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

.

Comentando esse Evangelho disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "O grão de mostarda e o fermento, ambos, são pequenos, parecem inócuos, «mas quando entram em movimento, têm dentro de si um poder que sai e cresce, vai além, até mais do que se possa imaginar». É precisamente «este o mistério do Reino».

.

O homem e a criação inteira possuem «as primícias do Espírito», isto é, «a força interna que nos leva em frente e nos dá a esperança» da «plenitude do Reino de Deus». É um «caminho», «que nos leva à plenitude, a esperança de sair da prisão, da limitação, da escravidão, da corrupção, para chegar à glória». 

.

A esperança é «um dom do Espírito» que «está dentro de nós e leva a isto: a algo grandioso, a uma libertação, a uma grande glória. E por isso Jesus diz: “Dentro do grão de mostarda, daquela semente pequenina, existe a força que desencadeia um crescimento inimaginável”».

.

Eis então a realidade prefigurada pela parábola: «Dentro de nós e na criação — porque vamos juntos rumo à glória — existe uma força que desencadeia: é o Espírito Santo. Aquele que nos dá a esperança». E, acrescentou Francisco, «viver na esperança significa deixar que estas forças do Espírito vão em frente e nos ajudem a crescer rumo a esta plenitude que nos espera na glória». (Papa Francisco, Santa Missa diária Casa Santa Marta).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox