Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

O DOM DA ORAÇÃO E AS VIRTUDES DO ORANTE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA 

(Lc 11,5-13)(08/10/20)

.

Caríssimos, a oração é o refrigério da alma, ela é como o ar que respiramos, de tal forma que sem ela a alma vive sufocada. Muitos entendem a oração como uma fábrica de pedidos e de supressão de necessidades, e não como um relacionamento com Deus, nosso Pai. De fato, a oração é convivência permanente com o Senhor a partir do mais íntimo de nós mesmos.

.

No nosso dia a dia a oração toma formas diferentes especialmente nos relacionamentos interpessoais, desse modo, ela é amizade, humorismo, conquistas, gentileza, lealdade, bem-estar; e na vivência da fé ela se traduz pelas virtudes cultivadas nas relações com Deus e seus anjos e santos. 

.

Com efeito, no Evangelho de Lucas lemos essa linda expressão a respeito da perseverança na oração: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de faze-lo." (Lc 18,1). Ora, quem vive em comunhão com o Senhor pelo dom da oração, sabe o quanto é bom viver na sua presença praticando aquilo que lhe agrada.

.

No Evangelho de hoje Jesus nos ensina as três atitudes que devemos cultivar no nosso relacionamento com Deus: "Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá." Ou seja, essas virtudes se chamam confiança inabalável, perseverança e amor incondicional.

.

Portanto, caríssimos, como são Paulo nos ensinou: "Orai sem cessar." (1Tss 5,17). Esse é o estado de alma em que jamais esquecemos de Deus, mesmo quando não apresentamos o real propósito da oração que é a nossa plena comunhão com Ele; pois, o Senhor se lembra sempre dos que o buscam e os atende como Jesus nos ensinou no Evangelho de hoje. 

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox