Arquivo do blog

sábado, 31 de outubro de 2020

SEM O ESTADO DE GRAÇA NADA SOMOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 14,1.7-11)(31/10/20)


Caríssimos a morte é tão certa quanto a vida natural que vivemos. Todavia, pelo fato de termos ressuscitados com Cristo no batismo (cf. Rm 6,3-4), ela se tornou a nossa páscoa, isto é, a nossa passagem deste mundo à glória do Seu Reino. É isto que vimos na primeira leitura de hoje, em que são Paulo afirma: "Se a minha firmeza continuar total, como sempre, então Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro." (Fl 1,20b.21).

.

Com efeito, por vivermos envolvidos com as coisas e preocupações deste mundo, que só geram insegurança, medo, falta de fé, incerteza e tantas outras coisas negativas, facilmente nos esquecemos do essencial que gera a verdadeira paz em nossas almas, ou seja, a busca incessante do Reino de Deus e da sua justiça (cf. Mt 6,33-34). 

.

De fato, nesse nosso mundo tecnológico, muitos por vício ou mau costume, dão mais tempo à Internet e à outros meios de comunicação do que à vida de oração e o recolhimento, e o resultado de tal comportamento é o vazio existencial, ou seja, a ausência de Deus em tais almas.

.

Ora, tempo é vida, quem dá tempo a Deus recebe todas as graças e a vida eterna; mas, quem tira o tempo de Deus para dar às coisas fúteis deste mundo (cf. 1Jo 2,15-17) nada mais possui além da falta de paz, porque a verdadeira paz nasce da nossa comunhão com a vontade do Senhor. 

.

No Evangelho de hoje, como narra são Lucas: "Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola..." e concluiu com o seguinte axioma: "Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. (Lc 14,11).

.

Portanto, caríssimos, não existe estado de graça sem a devida comunhão com o Senhor por meio da Eucaristia, da oração do coração feita no silêncio de nossa mente; da prática da Sua Palavra e das obras de misericórdia. Destarte, fora do estado de graça a alma carrega somente o barulho dos pecados cometidos neste mundo.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox