PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,54-58)(01/08/25).
1. Caríssimos irmãos e irmãs, quando os homens substituem a fé pelo preconceito, extrapolam todos os níveis de tolerância e usam à ignorância para impor sua intransigência e repúdio ao bem que vem de Deus. Foi assim no tempo dos profetas, no tempo do Senhor Jesus, dos Apóstolos e também em nosso tempo.
2. Com efeito, viver em conformidade com a vontade de Deus, significa rejeitar a mentalidade do mundo e daqueles que se acham donos do mundo e das leis que o regem. Não é atoa que mataram os profetas, o Senhor Jesus, os Apóstolos e todos os mártires que deram a vida pelo Reino de Deus, porque eles jamais se submeteram à mentalidade intransigente dos se acham donos da verdade.
3. Aliás, são Tiago já o dizia: "Não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Por isso, ele diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Pr 3,34)." (Tg 4,4.10).
4. E são Paulo, acrescenta: "Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente." (Ef 5,8-13).
6. Portanto, caríssimos, o preconceito é um veneno espiritual que envenena a alma, levando-a à agredir os seus semelhantes como se a vida humana não fosse mais do que a visão preconceituosa de quem incide contra ela.
7. Destarte, é realmente mórbido o estado de alma dos incrédulos e preconceituosos, por isso, não vivem em paz, porque estão envenenados pelo preconceito que os destrói. "E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé." (Mt 13,58).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.