Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

FRANCISCANISMO SEM FRONTEIRAS

Ouço muitos dos meus confrades dizerem e eu mesmo já me deparei com situação semelhante quando visitamos igrejas e paróquias e as pessoas perguntam se somos frades franciscanos da Igreja Católica Romana ou da Igreja Anglicana. Na verdade o franciscanismo ultrapassa essas fronteiras de denominações. Em alguns países, como nos EUA, por exemplo, existe uma ordem de franciscanos ecumênicos. Pessoas de várias igrejas com desejo de viver sob a Regra de São Francisco e se unem pelos laços dos votos religiosos. Acredito que, algum dia, os cristãos, respeitando as diferenças, poderão partilhar de suas tradições com os demais.

Nós, frades franciscanos anglicanos, estamos abertos ao diálogo ecumênico como uma forma de responder aos apelos de Jesus Cristo quando dizia “que todos sejam um”. Unidade não significa uniformidade. Mesmo os irmãos gêmeos tem sua maneira de ser e agir diferente um do outro.

Que Deus possa nos guiar no caminho da verdade e da justiça, de acordo com os exemplos de vida de São Francisco e Santa Clara.

Paz e Bem a todos!

Frei James SSF
www.ssf.org.br

6 comentários:

  1. Paz e bem!

    James:

    Já ouvi falar que
    há franciscanos luteranos.
    Sabes se existem estes grupos
    aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. me gustaría saber si es verdad que en la religión musulmana existe una consideración muy especial por la espiritualidad franciscana y que me parece, estan adoptando este modo como estilo de vida. mario

    ResponderExcluir
  3. Paz e Bem Irmãos!

    Eu sou um Frade Franciscano Capuchinho e fico muito contente por São Francisco vos ter inspirado a viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Porém, desculpem a minha ignorância, custa-me a compreender até que ponto é possivel seguir as pegadas de São Francisco, "ignorando" (desculpem o termo, mas não sei como expressar de outra forma) um dos valores mais altos que ele definiu: a fidelidade à Igreja e ao Papa. Ora, no vosso caso, ainda que tenham um dialogo aberto para com a Igreja Católica, não se encontram totalmente unidos a Ela. Alias, a vossa principal união é à Rainha de Inglaterra (certo?).

    Um abraço Fraterno na Paz de Cristo,

    Frei Miguel Grilo

    e-mail:grilo_pinto@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Frei Miguel!

      Além da resposta do Eugenio aqui abaixo, também vale ressaltar que as tradições protestantes, como anglicanos e luteranos, também busca vivenciar a unidade, e também sentimos os problemas da separação, tanto que buscamos reconciliação na medida do possível. Quanto ao Papa, não podemos negar que não o reconhecemos como Supremo Pontifice, não o vemos assim, não cremos nas doutrinas que o validam nesse cargo, mas o reconhecemos como o representante maior da igreja romana, e bispo legítimo de Roma. Vc conhece o conceito do Arcebispo de Cantuária, dos anglicanos? Pois bem, muitos de nós vemos o Papa dessa forma, como simbolo da unidade cristã, mas não como líder "supremo" (não encontrei outra palavra, perdão rs).
      Beijos fraternos! E está passando da hora de termos uma comunidade ecumenica franciscana aqui no Brasil, nós luteranos sentimos falta.

      Excluir
  4. Paz e bem!

    Frei Miguel Grilo, OFMcap:

    Acho que a chave de resposta ao teu questionamento está no Evangelho de Lucas:
    "João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não anda conosco'. Jesus lhe disse: 'Não lhe proíbam. Pois, quem não está contra vocês, está a favor de vocês'." (Cap. 9, 49-50)

    ResponderExcluir

Firefox