Arquivo do blog

domingo, 16 de fevereiro de 2025

AS BEM-AVENTURANÇAS...


 Homilia do 6°Dom do tempo comum (Lc 6,17.20-26)(16/02/25)

.
1. Caríssimos, só existem duas vias para se chegar à eternidade; uma é a via da Verdade, Cristo Jesus, caminho de santidade que nos leva à salvação eterna; a outra é a via da mentira, comandada pelo príncipe das trevas, e trilhada por aqueles que o seguem em sua desobediência rumo à perdição eterna. 
.
2. Com efeito, ao examinarmos a história da humanidade vemos claramente esses dois princípios presentes nas ações daqueles que se decidiram por uma dessas duas vias. Os que seguem Cristo não vivem para si mesmos, mas tão somente para a realização dos seus desígnios de amor e salvação. Ao contrário, os que seguem o maligno tornam-se maus como ele.
.
3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos revela quem são os viandantes destas vias e quais os resultados de suas escolhas e decisões. De modo que, para cada Bem-aventurança existe um contraste: "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 
.
4. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome!Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas. 
5. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”. 
.
6. Portanto, caríssimos, como vimos a cima mesmo vivendo em meio às constantes provações deste mundo os filhos e filhas de Deus continuam assistidos e consolados por Ele até chegarmos à Glória do Seu Reino onde receberemos em plenitude tudo o que nos foi prometido nas Bem-aventuranças. 
.
7. É bem como nos assegurou o SenhorJesus: "Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu." Decerto, a narrativa das Bem-aventuranças e seus contrastes, é como que a descrição do juízo final e o seu resultado. 
.
8. Em suma, como nos ensinou são Paulo: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna." (Gl 6,7-8).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox