PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,1-13)(11/02/25)
1. Caríssimos, quem muito se ocupa da vida alheia para julgar, criticar e condenar, se perde mais facilmente, por cometer os mesmos erros ou ainda piores. Creio que o pecado mais cometido na face da terra, é o famigerado julgamento de valor, cujo objetivo não é a correção fraterna, mas sim a impiedosa condenação dos outros.
2. Com efeito, toda pessoa que vive julgando, criticando e condenando os outros nada mais faz além de projetar os próprios pecados, como enfatiza são Paulo na Carta aos Romanos: "Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles." (Rm 2,1).
3. No Evangelho de hoje os fariseus, que se tornaram os grandes opositores do Senhor Jesus, se arvoraram em juízes para julgar e condenar os discípulos por não seguirem suas tradições, ao que o Senhor respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.
4. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
5. Meditemos então com este texto do livro, "Imitação de Cristo": "Muitas vezes, não nos damos conta de como somos interiormente cegos. Muitas vezes, agimos mal e desculpamo-nos pior. Às vezes, somos movidos pela paixão e julgamos ser por zelo. Repreendemos coisas pequenas nos outros e passamos sobre as nossas, bem maiores.
6. Nunca serás interior e piedoso se não te calares sobre os outros e olhares especialmente para ti. A alma que ama a Deus despreza todas as coisas que Lhe estão abaixo. Só Deus eterno e imenso, enchendo tudo, é consolação da alma e verdadeira alegria do coração." (Imitação de Cristo, século XV, Livro II, caps. 5-6).
7. Portanto, caríssimos, sigamos humildemente este conselho de São Tiago: "Meus irmãos, não haja muitos entre vós a se arvorar em mestres; sabeis que seremos julgados mais severamente, porque todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo." (Tg 3,1-2).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário