Arquivo do blog

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Sem respeito e temor não se pode ver a Deus...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 8,11-13)(17/02/25)

.
1. Caríssimos, o sinal mais evidente de todos os sinais que Deus nos deu de si mesmo, é o Seu próprio Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; bem como o descreveu são Pedro ao ser interrogado pelas autoridades religiosas de então: "Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. 
.
2. Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4,11-12). Ou seja, o Senhor Jesus é a maior evidência da Presença Divina no seio da humanidade e não tem como duvidar disso, porque Ele está vivo no meio de nós operando os mesmos prodígios de antes.
.
3. Como também vemos descrito na Carta aos Hebreus: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. 
.
4. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus." (Hb 1,1-3).
.
5. Com efeito, como vimos na primeira leitura de hoje, desde os primórdios da história humana até os nossos dias, as evidências do encontro com Deus foram sempre motivo de disputas e lutas fratricidas. 
6. No entanto, o Senhor jamais deixou de revelar-se aos que o buscaram de coração sincero, por meio das boas obras. E mesmo os que agiram com perversidade não deixou de os visitar a fim de que se arrependessem do mal que haviam praticado.
.
7. Portanto, caríssimos, analisando esse nosso mundo, nas atuais circunstâncias, perguntemos: por que tantas disputas e contendas? Por que tanta maldade? Afinal, que vantagem existe na maldade? Nenhuma, pois tudo o que é mal já tem o seu fim determinado, porque o mal já foi julgado e condenado (cf. Jo 16,11).
.
8. Destarte, o dia do juízo final se aproxima e todos haveremos de prestar contas a Deus por todos os nossos atos praticados neste mundo. "Por isso, disse, são Paulo: não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece." (1Cor 4,5).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox