PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,14-29)(24/02/25)
.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, a Sabedoria Divina é o Espírito Santo que emana do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, é Ele que falou pelos profetas, como meditamos no livro de Sabedoria: "É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade.
.
2. Embora única, tudo pode; imutável em si mesma, renova todas as coisas. Ela se derrama de geração em geração nas almas santas e forma os amigos e os intérpretes de Deus." (Sb 7,26-27).
.
3. Com efeito, a nossa alma é eterna, única e intransferível, lugar sagrado, habitação do Espírito Santo, por isso, qualquer outro espírito que nela entre pelo consentimento humano, é uma das piores ofensas cometidas contra Deus, porque Ele nos criou à sua imagem e semelhança para sermos a sua santa morada.
.
4. Eis o que escreveu São Paulo a esse respeito: "Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou. Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (1Cor 2,12; Rm 8,14).
.
5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus expulsa o demônio de uma criança e com isso nos ensina que a fé e a oração são as armas espirituais com as quais se expulsa o maligno que quer ocupar nas almas um espaço que não lhe pertence.
.
6. Por isso, muito atenção, o maligno se revela pelas tentações, e, depois da queda, se esconde no pecado praticado, escravizando aqueles que a ele se submete. Desse modo, toda maldade existente na face da terra é obra do maligno que a realiza por meio dos pecados praticados pelos homens.
.
7. É bem como o Senhor nos ensinou: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34). Portanto, só existe liberdade nas almas que vivem em estado de graça, porque são conduzidas pelo Espírito de Deus. (cf. Sb 1,4-5; 2Cor 3,17).
.
8. Com efeito, Deus nos ama infinitamente e não permite que sejamos tentados além de nossas forças naturais, mas, com a tentação Ele nos dá os meios de suportá-la e sairmos dela (cf. 1Cor 10,13); para isso, nos deu o livre arbítrio que é o seu poder em nossas almas para dizermos sempre não ao maligno; e dizermos sempre sim Ele que nos livra do pecado, do maligno e de todos os males físicos, psíquicos, morais e espirituais.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário