Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Quem me segue não andará nas trevas...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 8,22-26)(19/02/25)

.
1. Caríssimos, desde que o pecado entrou na natureza humana que os homens perderam a unidade e a paz para as quais foram criados. A primeira leitura de hoje narra o episódio do dilúvio, esse episódio nos mostra que a humanidade precisa viver na presença de Deus para retornar ao estado de graça que perdera por conta do pecado cometido. 
.
2. Mas, o que fazer para conseguir isso? Ora, só é possível mediante o sacrifício de nosso Jesus Cristo, pois, foi Ele quem Deus Pai enviou como único salvador da humanidade, como afirma São Pedro: "Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4,12)
.
3. No Evangelho de hoje um cego foi apresentado a Jesus para que Ele o tocasse e fosse curado, e assim se fez. Sem dívida este mundo está repleto de cegos precisando do toque do Senhor. Existe nele vários tipos de cegueiras, porém, a pior delas é a cegueira espiritual causada pelas trevas dos pecados nele praticados. 
.
4. A exemplo do Evangelho de hoje, o Senhor Jesus continua tocado as almas atingidas pela cegueira espiritual para cura-las e mante-las iluminadas com a luz da sua Palavra que revela sua identidade de Filho de Deus e nos dá a segurança de sua presença e o conforto de sua graça.
.
5. Então, escutemos o Senhor: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8). De fato, por nós mesmos isso é impossível, pois conhecemos muito bem a nossa contingência, a nossa impotência e limites, porém, para Deus tudo é possível.
.
6. Portanto, caríssimos, escutemos mais uma vez o Senhor: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8,12). E ainda: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas." (Mt 11,28-29). 
.
7. Destarte, de nossa parte precisamos amar o Senhor e segui-lo fielmente, rejeitando as trevas do pecado, para vivermos tudo o que Ele nos ensina. Pois, quem caminha em meio às trevas caminha sem rumo certo, nada enxergando além do mal praticado por meio de seus perversos atos. 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox