Arquivo do blog

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Se amais somente os que vos amam que recompensa tereis?


 Homilia do 7°Dom do tempo comum(Lc 6,27-38)(23/02/25)

.
1. Caríssimos, a vida em estado de graça nos leva à reagir às provocações externas de maneira pacífica e benfazeja; na liturgia de hoje o Senhor Jesus nos ensina a permanecer com a mesma paz que Ele nos dá, mesmo quando somos perseguidos ou hostilizados, pois, o maligno nos tenta sempre interna e externamente ao mesmo tempo. 
.
2. No entanto, eis o que nos diz o Senhor: "Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós." (Mt 5,11-12).
.
3. Por isso, nunca permita que o seu estado de alma dependa dos acontecimentos externos adversos e de suas reações internas malfadadas, mas dependa sempre da permanente presença do Senhor Jesus que nos consola em todas as nossas tribulações.
.
4. São Paulo, na segunda leitura de hoje fala do homem natural e do homem espiritual; frequentemente as reações adversas procedem do homem velho que procura justificar-se dizendo que reagiu ardilosamente porque é humano. E com isso mantêm o desequilíbrio da situação que está vivendo.
.
5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus assim nos exorta: “A vós, que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam." 

6. Ou seja, cada um só dá o que tem, por isso, todo aquele que permanece no Senhor tem em sua Palavra a graça para se manter em paz mesmo quando é odiado, caluniado e perseguido por causa do seu nome. Desse modo, Ele nos ensina que a oração é a melhor arma de combate espiritual.
.
7. Portanto, caríssimos, a oração é o espaço sagrado em que amamos o Senhor e somos amados por Ele para amarmos uns aos outros como a nós mesmos. Em vista disso nos ensina São Paulo: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. 
.
8. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus." (Fl 4,4-7).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox