PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,30-37)(25/02/25)
.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, estamos à caminho da eternidade e a fronteira que separa a eternidade do tempo se chama sopro de vida. Com efeito, no tempo de vida que temos neste mundo nos deparamos com uma clara divisão entre bem e mal.
.
2. Ora, essa dicotomia nos questiona, nos levando à tomar decisões que influenciam nossa permanência aqui e no devir eterno para o qual se destina toda humanidade. Decerto, os acontecimentos do nosso viver passam primeiro pelo crivo nosso livre arbítrio e depois que decidimos, praticamos com o nosso modo ser e estar no tempo; é isso que determina o nosso estado de alma e prepara o nosso devir.
.
3. A liturgia de hoje nos ensina que o Bem de Deus em nós é infinitamente superior a todo o mal que existe no mundo, por isso, quando decidimos seguir o Senhor Jesus a nossa recompensa é imediata, traduzida pelo estado de graça que Ele nos dá permanecendo conosco em meio às tribulações que sofremos neste mundo.
.
4. Por isso, atentos escutemos o que o Senhor nos diz na Primeira leitura: "Filho, se decidires servir ao Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade.
.
5. Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus." (Eclo 2,1-5)
.
6. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina como devemos percorrer com perfeição o caminho da vida eterna: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!
.
7. Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”. (Mc 9,35-37).
.
8. Portanto, caríssimos, o Reino de Deus pertence àqueles que se mantém na inocência e na humildade tal qual uma criança; ora, isso significa acolher o Senhor Jesus como aquele que o Pai enviou, para vivermos na sua presença em santidade e justiça todos os dias de nossa vida.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário