Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

TUDO O QUE NÃO É AUTÊNTICO, SUCUMBE...

 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,14-23)(12/02/25)

.

1. Caríssimos, certa feita disse o Profeta Isaías: "Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente." (Is 55,7). 

.

2. De fato, tudo o que é mal, é mal e só vem do mal. Por isso, mão podemos viver a nossa filiação divina de fora para dentro, mas sim, de dentro para fora, isto é, conduzidos pela vontade de Deus; pois, quem vive de aparências, deixa de ser autêntico no seu viver. Porque tudo o que não é autêntico não se sustenta, sucumbe.

.

3. Decerto, esta liturgia de hoje põe em discussão a superficialidade na prática da fé, isto é, o viver de aparências. Ora, entre o dizer e o ser existe um abismo profundo cheio de ideologias e vãs discussões, tal abismo só pode ser transposto por uma autêntica conversão, que consiste no viver em comunhão com o Senhor Jesus, para nos deixar conduzir por Ele em todos os sentidos de nossa vida.

.

4. No Evangelho de hoje o Senhor nos dá a conhecer o que realmente mancha uma alma, impedindo-a de viver em estado de graça: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 

.

5. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. (Mc 7,20-23).

.

6. De fato, vivemos em meio à uma guerra espiritual, cujo campo de batalha é a nossa mente; ora, tudo o que deixamos entrar nela, é isso o que vai governar a nossa vida. Todavia, temos o livre arbítrio, que é o poder de decisão que Deus nos deu para expulsarmos tudo o que é mal. 

.

7. Por isso, muito cuidado com os pensamentos vãos, desordenados ou estranhos que chegam à nossa mente, devemos expulsa-los imediatamente pelo poder do livre arbítrio e da oração mental, porque rezar é ser iluminados pela luz do Espírito Santo que nos faz permanecer em perfeito estado de graça.

.

8. Portanto, caríssimos, eis o que nos exortou são Paulo a esse respeito: "Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. Isto praticai, e o Deus da paz estará convosco." (Fil 4,8-9b).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox