Arquivo do blog

sábado, 3 de dezembro de 2022

O DESEJO DE VER A DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,27-31)(02/12/22)


Amados irmãos e amadas irmãs, existe em nós um desejo permanente de ver a Deus face a face. Foi pensando nesse desejo que Santo Anselmo escreveu: "Vamos, coragem, pobre homem! Foge um pouco de tuas ocupações.
Esconde-te um instante do tumulto de teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te absorvem e livra-te das preocupações que te afligem.

Dá um pouco de tempo a Deus e repousa nele. Entra no íntimo de tua alma, afasta tudo de ti, exceto Deus ou o que possa ajudar-te a procurá-lo; fecha a porta e põe-te à sua procura. Agora fala, meu coração, abre-te e dize a Deus: Busco a vossa face; Senhor, é a vossa face que eu procuro (Sl 26,8).

Meditemos com amor e atenção o Pequeno Sermão de hoje.

Caríssimos, existe uma certa diferença entre a dimensão visível da existência e a dimensão invisível, com uma dependência entre ambas. Decerto, todas foram criadas por Deus e estão diretamente ligadas a Ele, e são representadas pelo tempo envolto pela eternidade. 

Com efeito, para entender melhor esse enunciado basta respirarmos e perceber que o ar é um elemento invisível e ocupa todos os espaços da nossa existência, de modo que, sem ele a vida deixa de existir naturalmente. Decerto, Deus é o nosso Pai e tudo dispôs para o nosso bem só precisamos ama-lo e segui-lo na pessoa do seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas, o que isso tudo tem a ver com a liturgia de hoje? Trata-se da fé, dom do Espírito Santo, que torna possível o nosso encontro com Deus, que é invisível, de quem dependemos totalmente, assim como do ar que respiramos. No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus curou dois cegos que a Ele se dirigiram com perseverança crendo que os podia curar.

De fato, esse encontro entre os dois cegos e Jesus nos mostra que a nossa humanidade precisa mais do nunca se aproximar da Luz do Senhor e clamar a Ele com a fé viva destes cegos, para voltar a encherga-lo e segui-lo fielmente a caminho da vida eterna. Aliás, Ele mesmo nos faz esse convite: "Eu sou a Luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8,12).

Portanto, caríssimos, esse episódio nos ensina que o Senhor Jesus está sempre presente em todos os momentos de nossa vida, mesmo se não o enchergamos nitidamente, como a princípio os cegos não o enchergavam, mas guiados pela luz da fé perceberam a Sua presença, clamaram e foram curados da cegueira que os impedia a normalidade da vida. 

Destarte, rezemos com Santo Anselmo esta belíssima oração: "Olhai-nos, Senhor, ouvi-nos, mostrai-vos a nós. Dai-nos novamente a vossa presença para sermos felizes, pois sem vós somos infelizes! Tende piedade dos rudes esforços que fazemos para alcançar-vos, nós que nada podemos sem vós.

Ensinai-nos a vos procurar e mostrai-vos quando vos procuramos; pois não podemos procurar-vos se não nos ensinais nem encontrar-vos se não vos mostrais. Que desejando vos procuremos, procurando vos desejemos, amando vos encontremos, e encontrando vos amemos ainda mais." 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox