PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,1-8)(07/11/25)
1. Caríssimos, pelo fato de sermos batizados tudo o que falamos e fazemos deve ser sempre para a salvação de todos, porém, isso só é possível quando cooperamos com o Espírito Santo, como nos ensina são Paulo:
2. "Tenho, pois, esta glória em Jesus Cristo no que se refere ao serviço de Deus: Não ouso falar senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio, para trazer os pagãos à obediência da fé, pela palavra e pela ação, por sinais e prodígios, no poder do Espírito de Deus."
3. De fato, estas palavras de são Paulo veem reforçar ainda mais a nossa fé e o nosso modo de vive-la, certos de que, como observa o Apóstolo das gentes: "Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar." (Fil 2,13). Ou seja, ao cooperarmos com as ações do Espírito Santo, é Ele mesmo que age por nossas palavras e ações sempre em vista da nossa salvação e daqueles a quem anunciamos nosso Senhor Jesus Cristo.
4. Com efeito, para bem servirmos ao Senhor em nosso modo de ser, de falar e viver, são Paulo também nos ensina como procedermos: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida." (Fil 2,14-16a).
5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus faz uma analogia entre um administrador desonesto e o serviço que prestamos, porém, com um elogio ao servidor desonesto; ora, talvez isso seja um pouco de difícil compreensão, todavia, tal dúvida é dissipada com as suas palavras conclusivas: "Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.
6. De fato, os que servem a este mundo são tão ousados e espertos em seus negócios, que causa espanto em nós pela inércia e a falta de ousadia em cumprirmos a nossa missão de fazer o bem que de Deus recebemos. Por isso, peçamos ao Senhor a graça da disponibilidade para servi-lo humildemente e com precisão, caso contrário, o nosso serviço será estéril, ou seja, pouco ou nada eficaz.
7. Portanto, caríssimos, tenhamos em conta que Deus tudo dispôe a nosso favor para bem servi-lo com amor e devoção, mantendo-nos unidos ao Seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da Eucaristia e da unção do Espírito Santo que age em nossas almas para realizarmos em tudo a Sua Santa Vontade.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário