Festa da Apresentação do Senhor (Lc 2,22-40)(02/02/26)
1. Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa da Apresentação do Senhor no Templo (1ªLit), ou seja, a perfeita doação de Jesus ao Pai por meio de sua Mãe, Maria Santíssima e de São José, seu pai virginal, que o oferecem a Deus em cumprimento à Lei de Moisés, mas também como um pré-anúncio do seu Sacrifício de cruz (2ªLit).
2. Com efeito, nesta apresentação o Espírito Santo conduz os anciãos, Simeão e Ana, que anunciam sua chegada em cumprimento às profecias. Ou seja, Deus aje em suas almas revelando o seu Filho como o Messias, enviado a este mundo para a salvar seu povo eleito e as nações.
3. Ora, tudo em Deus é perfeito e por isso mesmo todas as suas obras são isentas da influência do mal; a Sua Vontade é livre e soberana, desse modo, vem a nós por sua infinita mesericórdia numa carne semelhante a nossa, exceto o pecado, em vista da nossa salvação eterna.
4. Ao celebrarmos esta festa acendemos velas lembrando que Jesus é a verdadeira luz que ilumina as trevas deste mundo como anunciou Simeão: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
5. Sem dúvida, estamos vivendo os tempos proféticos ou escatológicos, que trata dos últimos acontecimentos de nossa história, ou seja, do cumprimento das profecias anunciadas por Jesus em preparação à Sua Parusia, ou seja, à sua segunda vinda.
6. Portanto, caríssimos, preparemo-nos, por meio da oração, penitência, vivência dos Sacramentos e a prática das boas obras; pois, como o Senhor anunciou: "Estai, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem."
7. Destarte, quem caminha nesta vida com Cristo ressuscitado nada tem a temer, mas somente agradecer por todas as graças derramadas em nossas almas, por fazermos a sua santa vontade, que é amor, bondade, verdade, justiça, santidade e todas as outras virtudes eternas.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.