Arquivo do blog

sábado, 30 de setembro de 2023

O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,43b-45)(30/9/23)

.
Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem, sejam bem-vindos a nossa meditação diária. 

O dom da fé é como um oásis num deserto, sacia a nossa sede de paz, de amor e de verdade, mesmo quando as adversidades atentam contra a nossa vida. 

Ela é uma graça especial que nos faz viver em conformidade com a vontade de Deus, mesmo que o mundo inteiro se levante contra nós, como reza o salmista: "O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo?

Quando os malvados me atacam para me devorar vivo, são eles, meus adversários e inimigos, que resvalam e caem.

Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração. Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança." (Sl 26,1-3). Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje. 

1. Caríssimos, esta liturgia de hoje nos mostra que o modo como Deus realiza as suas obras é infinitamente superior ao nosso modo de pensar e de agir, foi por isso, que a princípio os Apóstolos não compreenderam o anúncio da Paixão e morte do Senhor e tinham medo de lhe fazer perguntas a esse respeito.
.
2. De fato, como entender que depois de todos os sinais e prodígios realizados por Jesus, ele lhes faz um anúncio totalmente divergente do poder extraordinário que demonstrara por suas palavras e obras? Como entender que "aquele que tem todo poder sobre o céu e sobre a terra," se deixa dominar e massacrar pelo ódio dos seus algozes sem reagir a eles?
.
3. Com efeito, na segunda Carta aos Coríntios, o Senhor mostra a Paulo como se revela todo o seu poder, diz Ele: "Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força." (2Cor 12,9). Ou seja, a fraqueza da nossa natureza é a condição na qual Sua força redentora se revele como evidência para todos. 

4. Basta analisarmos isto: Cristo é o Filho de Deus, imortal e Eterno, no entanto, desceu de sua condição de imortalidade para a nossa condição de simples mortais. E por que assim o fez? Para vencer o pecado, o demônio e o inferno, por sua morte e ressurreição, porque jamais poderíamos vencer por nós mesmos. 

5. De fato, como entender que Deus, Onipotente e eterno, se fez homem sem deixar de ser Deus, sofreu tudo o que nós sofremos inocentemente, e se deixou crucificar barbaramente por seus inimigos? Não existe resposta alguma para essa pergunta fora do amor com que o Senhor Jesus nos amou.
.
6. Por isso, nos exorta e ao mesmo tempo nos adverte: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando." (Jo 15,12-14).
.
7. Portanto, caríssimos, é verdade que a nossa fragilidade continua, mesmo que lutemos contra ela. Mas isso nos revela que a nossa humilde condição nos leva à perfeita comunhão com o Senhor, porque a fé não é uma teoria, uma filosofia de vida ou o que entendemos sobre Deus e o mundo. 
.
8. Na verdade, ela é o dom de Deus por excelência que nos une a Ele por meio de Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, para darmos os frutos da sua presença em nossa vida, uma vez que somente Nele existimos. E porque Ele nos ama, nos perdoa por sua divina misericórdia, e nos dá a vida eterna.
.
Amados irmãos e amadas irmãs, "O silêncio é a condição do amor, e ele conduz ao amor. O amor só se expressa plenamente quando renuncia à palavra, ao barulho, à excitação e à exaltação.
.
Sua expressão mais elevada se realiza na morte silenciosa e de total entrega, pois não há maior prova de amor que dar a vida por quem amamos (Jo 15,13).
.
O silêncio do amor é o termo e o ponto de chegada de quem concedeu ao silêncio o primeiro lugar em sua vida." (Frei Adailton, OFMConv.)
.
De fato, o silêncio sagrado de Deus, é o silêncio que fala e age prontamente em favor de seus filhos e filhas que Nele confiam e esperam. Amém! Assim seja! 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

A NOSSA CONVIVÊNCIA COM OS SANTOS ANJOS...


 

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1,47-51)(29/9/23).

Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Sejam bem-vindos à nossa meditação diária.
A realidade angelical faz parte do grande mistério da nossa salvação, e isso nós constatamos do Gênesis ao Apocalipse.

E para vivermos esta graça precisamos interagir com os anjos que o Senhor nos envia dando-lhes a devida atenção conforme está escrito: “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei.

Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele." (Êx 23,20-21).

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

1. Caríssimos, todos nós que aqui vivemos dependemos do invisível que nos governa, tanto naturalmente como espiritualmente por suas leis imutáveis; no entanto, temos a liberdade de escolha e decisão, e só a perdemos quando pecamos, pois nos tornamos escravos do pecado que permitimos. 

2. Porquanto, somos um misto de naturalidade temporal, representada pelo nosso corpo mortal; e eternidade espiritual, representada pela nossa alma imortal. De fato, Deus nos criou "a sua imagem e semelhança" para vivermos na sua presença gozando da sua amizade e proteção, aqui e por toda eternidade contanto que obedeçamos aos seus santos mandamentos.

3. Sem dúvida alguma, vivemos envoltos pelo mistério de Deus, isto é, pelo Seu poder maravilhoso presente na perfeição de suas obras das quais somos as mais eminentes, porém, sempre dependentes umas das outras; mas, atenção, porque ao mesmo tempo, sentimos um poder antagônico que constantemente atenta contra a nossa vida. 

4. É uma força negativa que se dá a conhecer pelos maus pensamentos, que se consentidos, geram toda espécie de desequilíbrio psíquico, físico, moral e espiritual. De fato, é contra essa força antagônica que lutamos para permanecermos em estado de graça, isto é, em plena comunhão com o Senhor Jesus e entre nós. 

5. A Igreja hoje celebra a Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Ora, são eles que servem a Deus diante do seu Trono, cumprindo as suas ordens em favor dos seus filhos e filhas que ainda estão neste mundo, para assim nos ajudar nas adversidades que enfrentamos.

6. É bem como meditamos na Carta aos Hebreus: "Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hb 1,14). É por isso que precisamos ser seus devotos, isto é, buscar sua ajuda, pois, são eles que apresentam as nossas orações diante do trono de Deus (cf. Ap 8,3-4).

7. Na Sagrada Escritura, São Miguel é descrito como protetor do povo de Deus e por isso seu nome significa "Quem (é) como Deus?" São Gabriel significa "Força de Deus", pois foi enviado para anunciar aquele que se dignou vir até nós para nos libertar do pecado e de todo mal que o pecado gera. 

E, por fim, São Rafael, que significa "Deus cura", porque tem a missão de nos curar e nos livrar dos demônios; de nos guiar e nos proteger nos momentos difíceis de nossa caminhada para o céu, a fim de que se cumpra somente a vontade de Deus em nossa vida.
.
8. Portanto, caríssimos, não somos seres puramente espirituais como os anjos, mas trazemos em nossas almas o que nos assemelha a eles, isto é, poder servir a Deus como seus mensageiros junto àqueles a quem Ele nos envia, e tudo isso para a salvação de todos e a maior glória de Deus. Então, neste sentido, somos anjos humanos a caminho do Reino dos Céus, da felicidade eterna, aonde Deus habita com os seus filhos e filhas.
.
Amados irmãos e amadas irmãs, no salmo 33,8 assim meditamos: "O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva." 
Por isso, como nos ensina o Senhor, recorramos sempre a essa ajuda do céu, pois, o Senhor nos ama tanto que quis enviar seus anjos para nos proteger nos momentos difíceis que passamos neste mundo. 
.
Paz e Bem! 

Frei Fernando Maria OFMConv. 

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

VIVEMOS EM MEIO A UMA TERRÍVEL GUERRA ESPIRITUAL...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA (Lc 9,7-9)(28/9/23)

.
1. Caríssimos, enquanto estivermos neste mundo viveremos em meio à uma guerra espiritual, travada no campo de batalha de nossas almas; ora, a nossa quietude interior depende das decisões que tomamos de acordo com a fidelidade à Palavra de Deus, vivida e comunidicada como missão que nos foi confiada por seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
.
2. Nessa guerra por um lado, somos bombardeados por milhares de vãos pensamentos e tentações que chegam à nossa mente querendo nos induzir ao pecado; por outro lado, somos socorridos e fortificados pelos pensamentos advindos da sabedoria do Espírito Santo que nos ajuda a superar tais tentações; porém, cabe ao nosso livre arbítrio acolher o amparo que Deus nos dá por meio da prática da nossa fé.
.
3. De fato, precisamos ficar atentos para um detalhe decisivo nesta guerra, somente nós podemos nos derrotar a nós mesmos, facilitando a ação do inimigo, porém, para evitar isso, são Paulo nos ensina: "Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria." (Cl 3,5).
.
4. No Evangelho de hoje o rei Heródes desejava ver Jesus, mas algo o impedia, isto é, a maldade que o levou a degolar o inocente, João Batista, precursor de Messias. Ora, quando uma alma vive imersa nas trevas da maldade nada mais encherga além das trevas que a envolve; nada de bom realiza, pois as trevas que lhe envolve não o permite.
.
5. Portanto, caríssimos, todo coração dominado pelo pecado experimenta um terrível vazio existencial e uma agonia torturante que gera ansiedade, depressão e outros males; de modo que, só é possível mudar esse estado mórbido de alma mediante o arrependimento sincero, a confissão e a absolvição sacramental; caso contrário, continuará imerso no inferno gerado pelos pecados praticados.

6. Destarte, escutemos atentamente este conselho de são Maximiliano Maria Kolbe: "Meus queridos filhos, quando a escuridão nos envolve, quando as fraquezas e os desânimos nos oprimem, pensemos no Céu... O Céu está se aproximando. Todos os dias estamos mais perto do Céu. Coragem, então! 

7. Não escute o diabo que quer fazer você acreditar que o Céu existe, é certo, mas que não é para você. Mesmo se você tivesse cometido todos os pecados possíveis, um ato de amor perfeito os apaga todos tão perfeitamente para que nenhum traço deles exista". 
.
8. Lembre-se sempre: "De fato, quem vive segundo a fé vive segundo a razão de Deus, que é ilimitada. Na medida em que a alma vive segundo a fé, eleva-se a um nível infinitamente superior à ordem da natureza". (São Maximiliano Maria Kolbe)
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

SENHOR JESUS, NÓS SOMOS OS TEUS DISCÍPULOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,1-6)(27/9/23).


1. Caríssimos, formar um discípulo do Reino de Deus é dar a ele a ciência e o conteúdo eterno dos valores desse Reino, ou seja, é dar a ele uma visão antecipada de como são vividos tais valores pelos filhos e filhas de Deus em Sua presença no Reino dos Céus, para que anunciem a herança eterna que Deus tem reservada para aqueles que o amam. 

2. Com efeito, depois de instruir os seus discípulos no Evangelho de hoje , o Senhor Jesus os enviou com o Seu poder sobre toda criatura, todavia, os recomendou para não perderem tempo com o apego aos valores deste mundo, porque eles só existem em função dos valores eternos, fora disso são pedras de tropeço no caminho da evangelização. 

3. "Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino de Deus está próximo’." (Mt 10,7). “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo." (Lc 9,3-4).

4. E como vimos na sua instrução, "a pobreza é necessária para amar. Porque quem tem coisas é tentado a dar apenas coisas; quem não tem nada dá-se a si mesmo, isto é, ama. A pobreza é a vitória sobre o deus dinheiro que muitos buscam; ela é a fé em Deus; é a libertação de si mesmo e das coisas; é a condição indispensável para acolher a ação de Deus e encher-se da sua graça."

5. E desse modo, o Senhor os "enviou a proclamar o Reino de Deus e a curar os doentes". Anunciar e curar são os dois verbos de ação que Jesus confia aos seus discípulos. Não lhes dá o poder de subjugar os homens, mas de os servir e os libertar dos males espirituais, morais e físicos. Envia-os a anunciar o Reino de Deus, isto é, a sua presença entre nós, o seu amor, a sua bondade." (D. Angelo Spina).

6. De fato, "o êxito de qualquer anúncio cristão não está nos meios de que dispomos. Não está nas coisas materiais. Não está nas circunstâncias favoráveis. Está, antes, na confiança. Ir sem garantias humanas significa uma profunda confiança n'Aquele que nos chamou e enviou para levarmos palavras de vida e sinais de caridade concreta." (D. Angelo Spina).
.
7. São Paulo, na sua Carta aos Romanos, assim nos exorta a respeito da missão: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza da estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação." (Rm 14,17-19).
.
8. Destarte, como discípulos de Cristo, estamos a caminho do Seu Reino de amor, e aonde quer que sejamos enviados, anunciamos o que já vivemos da grandeza de seus valores eternos que nos faz comungar em tudo com a sua vontade e n'Ele permanecer até que nos leve em definitivo à felicidade do Paraíso.
.
Amados irmãos e amadas irmãs, peçamos humildemente 
ao Senhor Jesus que nos conceda a graça da plenitude do Espírito Santo para sermos fiéis até o fim no cumprimento da nossa missão neste mundo. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem! 
Frei Fernando Maria OFMConv.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

NÓS SOMOS DA FAMÍLIA DE DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,19-21)(26/9/23).

1. Caríssimos, seguir a Cristo implica ter um coração semelhante ao de Cristo, pois Ele mesmo disse: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas." (Mt 11,29-30)

2. Ora, nenhum coração se assemelha mais ao Coração de Jesus do que o coração Imaculado de sua Mãe, Maria Santíssima, que por vontade de Deus Pai, gerou o Seu Divino Coração que ora bate eternamente em Seu peito.

3. Com efeito, no Evangelho de hoje ouvimos a revelação de que a família do Senhor nasce do poder da fé mediante o batismo, como bem observa são João: "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus." (Jo 1,11-12).

4. Desse modo, entendemos que para pertencer à santa família do Senhor, é preciso viver a mesma obediência que Ele viveu, como nos ensina são João na sua primeira carta: "Aquele que afirma permanecer em Cristo, deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,6).

5. E o próprio Senhor nos atesta isto pessoalmente: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 5,30). Ou seja, a vontade do Pai é tudo para Cristo, Seu Filho Unigênito, e é tudo para nós, seus filhos adotivos.

6. Portanto, caríssimos, na história do Novo Testamento, quem primeiro conheceu os desígnios de Deus para a nossa salvação, foi a Santíssima Virgem Maria, que pela anunciação do anjo Gabriel, gerou o Filho de Deus em seu santo ventre, por obra e graça do Espírito Santo.

7. E foi ela também quem nomeou e pronunciou pela primeira vez o Santíssimo Nome de Jesus, conforme o anúncio do Anjo: "Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus." (Lc 1,28,31).

8. Destarte, por ser a Mãe de Cristo, cabeça da Igreja (cf. Cl 1,18), ela é também a Mãe da Igreja, seu corpo místico, da qual nascemos da água e do Espírito Santo no batismo. Bem como ouvimos no Evangelho de hoje: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. (Lc 8,18). E Maria Santíssima foi a primeira que ouviu a Palavra e a pôs em prática, gerando na Arca Santa do seu seio, o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós.

Paz e Bem! 

Frei Fernando Maria OFMConv. 

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,16-18)(25/9/23). 


1. Caríssimos, felizes são aqueles que têm o coração em Deus e cumprem fielmente os seus santos mandamentos, por isso, não se deixam levar pelos maus pensamentos, porque são contrários à prática da fé; mas, cultivam a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, formando o Corpo Místico de Cristo, isto é, a sua Santa Igreja (cf. Cl 1,18). 

2. Ora, isso significa que por meio do batismo Deus nos deu a graça de sermos seus filhos e filhas adotivos no Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; bem como nos ensina são Paulo: "O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados." (Rm 8,17).

3. No Evangelho de hoje disse o Senhor: "Ninguém acende uma lâmpada para a cobrir com uma vasilha": com estas palavras, Jesus incentiva os seus discípulos a levarem uma vida irrepreensível, aconselhando-os a que velem constantemente sobre si mesmos, dado que estão postos sob o olhar de todos os homens, quais atletas num estádio, vistos por todo o universo (cf 1Cor 4,9).

4. E diz-lhes: «Não penseis: “Podemos ficar calmamente sentados, aqui escondidos neste cantinho do mundo”, porque sois visíveis para todos os homens, qual cidade situada no alto de um monte (cf Mt 5,14), qual luz que, no interior de uma casa, foi colocada no candelabro.
.
5. Eu acendi a luz da vossa lâmpada; compete-vos mante-la, não apenas para vossa vantagem pessoal, mas no interesse de todos os que a virem e forem por ela conduzidos à verdade. Se viverdes vigilantes, como quem é chamado a conduzir o mundo inteiro ao bem, nem as piores maldades poderão ensombrar a vossa luz. 
.
7. Assim pois, que a vossa vida corresponda à santidade do vosso ministério, para que a graça de Deus seja anunciada a todos». (são João Crisostomo). Portanto, fazer a vontade de Deus e ser santos, é o único objetivo de nossa vida neste mundo, como nos ensinou o Senhor: "Sede santos, assim como vosso Pai celeste é Santo." (Mt 5,48). Ou seja, a santidade não é um privilégio de poucos, mas um dom de Deus para todos. 
.
8. Destarte, para chegarmos a ela, precisamos percorrer o caminho que Jesus nos chama à percorrer com Ele; de fato, sabemos que o caminho é estreito e apertada é a porta, mas também sabemos que todos os que o seguiram, hoje vivem com Ele na felicidade eterna, na glória do Seu Reino.
.
Paz e Bem! 
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

A VIDA NOS FOI DADA, NÃO PARA SER TIRADA, MAS SIM, PARA SER CUIDADA...


 1. Em seu voto a favor do aborto até a 12° semana de gestação, a Ministra Rosa Weber usou 103 páginas para tentar justificar o assassinato cruel de milhares e milhões de inocentes... 


2. Tudo isso com o ímpeto de querer anular o 5° mandamento da Lei de Deus: "Não Matarás." 

3. Ora, quem defende o direito que todo inocente tem de nascer? Ou quem poderá acusa-lo por algum crime que incorra na sua execução sumária? 

4. Infelizmente a Ministra Rosa Weber assinou, com o seu voto, a sua culpa eterna por milhares e milhões de vidas que serão tiradas com anuência do estado caso esta ADPF n. 442 seja aprovada... 

5. De fato, será que pode viver em paz quem se acha no direito de se pôr a cima de Deus, decidindo pelo extermínio de milhões de inocentes contrariando a sua Lei?

6. A decisão de dar a vida ou não a um ser humano é uma escolha feita somente antes dele ser gerado; mas, nunca, em hipótese alguma, depois que foi gerado... 

7. Ora, não existe o justo direito sem o correspondente dever, porque os nossos atos não são atos irresponsáveis, uma vez que temos consciência de que eles geram consequências; decerto, quem gera a vida tem o dever de protegê-la, e jamais o direito de descarta-la como se fosse um intruso abominável. 

8. O embrião não é um emaranhado de células, mas sim, uma vida nascente, e por isso, precisa de cuidado e não de ser arrancado do seu habitat natural... 

9. Que Deus tenha compaixão e liberte todos os inocentes da pena de morte que os políticos e juízes do nosso país querem lhes impor...

10. Senhor Jesus tende misericórdia dos nossos inocentes. Não permita que os Herodes do nosso tempo repita a matança de inocentes como fez Herodes naquele tempo... 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Firefox