Arquivo do blog

domingo, 11 de julho de 2021

A CERTEZA DA PRESENÇA DO SENHOR...


 Homilia do XV Dom do tempo comum (Mc 6,7-13)(11/07/21)


Caríssimos, o nosso viver neste mundo é um caminhar rumo ao Reino dos Céus, seguindo os passos do Senhor Jesus, seus exemplos e suas palavras, como Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (Jo 14,6). Por isso, todo empenho de nossa vida consiste em seguir o Senhor tal qual seguiram os Apóstolos e todos os santos e santas.


De certo, existe algo em comum que nos identifica como Seus discípulos, é o sermos chamados e enviados por Ele com o poder do Espírito Santo para anunciar a paz, expulsar os demônios, curar as enfermidades e todos os males do corpo e da alma como vimos no Evangelho de hoje.


Ora, e como faremos isso? Obedecendo as instruções do Senhor: "Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas." (Mc 6,8-9).


Em outras palavras, isto quer dizer que a confiança dos discípulos não pode se depositada em si mesmos nem nas seguranças que criam, mas unicamente Naquele que os envia, Cristo Jesus, nosso Senhor, certos de que Deus, por sua Divina Providência, nada deixa faltar aos seus servos e servas; pois, se nos segurarmos nos aparatos que criamos, facilmente nos frustramos, porque somente a fé no Senhor Jesus é que nos mantém em paz e certos da sua proteção.


Obviamente a prática da fé é a prática da nossa convivência com Senhor Jesus e entre nós, e requer a vivência dos frutos do Espírito Santo: "Caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança." (Gl 5,22-23a). Mas, requer também a renúncia de nós mesmos e de tudo o que não nos identifica com o Senhor.


Portanto, caríssimos, pelo o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo e de todos os que o seguiram, a via da santidade é a via da cruz de cada dia, com a qual o seguimos e servimos aonde quer que Ele nos enviar; bem como disse: "Ide e ensinai a todas as nações a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,20).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox