Arquivo do blog

quarta-feira, 21 de julho de 2021

QUE TIPO DE TERRENO NÓS SOMOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,1-9)(21/07/21)


Caríssimos, a vida é uma grande escola aonde aprendemos a conviver com Deus e entre nós; e quando nos deixamos instruir pela sabedoria do Espírito Santo, aprendemos a praticar as virtudes eternas pelas quais nos santificamos; não sem antes passar pelo o crivo das provações e desafios próprios do deserto deste mundo que nada tem a oferecer a não ser murmurações e desespero para quem se deixa enganar por ele.


Na primeira leitura de hoje o povo eleito passando pelo crivo da provação no deserto, ou seja, aprendendo a conviver com Deus e entre eles após a saída do Egito e a liberdade recebida; no primeiro desafio de fé começou a murmurar e a lamentar-se recordando as migalhas e os parcos prazeres das carnes e cebolas do Egito onde viviam antes como escravos.


De fato, todo aprendizado existencial é feito de provações, desafios de fé e purificações, sem as quais não se pode viver a plena comunhão com o Senhor, tal qual Ele nos ensinou por meio da Carta de são Tiago: "Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma." (Tg 1,2-4).


De certo, é isso o que vemos no Evangelho de hoje, em que o Senhor Jesus conta a parábola da semente da Palavra que Ele semea no terreno de nossa vida. O que mais nos chama a atenção, é o como a Sua Palavra é recebida, com qual disposição e o desejo de cultiva-la para dar os frutos da salvação que Ele nos veio trazer.


Portanto, caríssimos, quem não vive cada momento da sua existência como dom de Deus e um aprendizado para se viver em paz e harmonia com Ele e uns com os outros, normalmente murmura e se lamenta por querer viver para si e não para os santos propósitos que Ele nos dá como meios para a nossa santificação.


Destarte, peçamos ao Senhor Jesus, pela intercessão de sua Mãe, Maria Santíssima, a graça de sermos terrenos férteis em que as sementes dos seus ensinamentos dão frutos de salvação para todos os que os saborearem por meio do nosso testemunho de vida.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox